Praça da Matriz recebe a primeira árvore do ‘Natal do Abraço’ 2019

Foto: Karla Vieira/Manaus Solidária

A pouco mais de um mês para o Natal, a Prefeitura de Manaus começa a enfeitar a cidade para receber a maior festa religiosa do ano, a celebração do nascimento de Jesus Cristo e o renascimento de um novo tempo, com a chegada de mais um ano. A primeira grande árvore a compor o “Natal do Abraço” 2019 é a árvore da praça da XV de Novembro, a praça da Matriz, em frente à Catedral de Manaus, no centro histórico.  A primeira das quatro árvores de Natal deste ano será entregue nesta terça-feira, 19/11, pelo prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, e pela presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Segundo a presidente do Manaus Solidária, o “Natal do Abraço” quer despertar na sociedade os sentimentos de bondade, corresponsabilidade com as pessoas e com os logradouros públicos, incentivando o cidadão a zelar pela cidade e a ter para com o próximo gestos de gentileza, solidariedade e carinho.

“O Natal do Abraço, com suas grandes árvores, suas cores, suas mensagens, quer lembrar que o Natal não é somente presentes, mas que é muito mais que isso. É a reflexão sobre o que podemos fazer pelo outro, é transmitir valores, é dividir vida, aprendizados e oportunidades com quem mais precisa. Um exemplo é a geração de trabalho e renda que é gerado com o Natal do Abraço”, destacou Elisabeth Valeiko.

Com 14 metros de altura e 10 metros de largura, a primeira árvore do “Natal do Abraço 2019” é de autoria do artista parintinense Juarez Lima, que há três anos é um dos responsáveis por erguer algumas das árvores que enfeitam a cidade durante o Natal. Conforme Juarez, a árvore da Matriz terá o formato de espiral e na ponta de cada espiral haverá uma pomba, simbolizando o Espírito Santo.

“O espiral representa a unidade dos sentimentos que devemos ter. Sentimentos de perdão, fraternidade, solidariedade e sensibilidade. À frente da árvore, vamos ter a Sagrada Família, com a manjedoura representando o nascimento do personagem principal do Natal. Esta árvore, em particular, contempla a religiosidade por estar em frente à igreja matriz de Manaus. As cores da igreja são branco e amarelo e nós vamos contrastar com a árvore em azul, simbolizando as cores do manto de Maria e do céu. Para nós, artistas, essas cores se unem em benefício da luz maior que é Jesus”, resumiu.

Terceiro ano no Natal do Abraço

Pelo terceiro ano seguido sendo o artista responsável pela árvore de Natal da praça da Matriz, Juarez Lima neste ano assina também a concepção das árvores da bola do Produtor (zona Leste) e do Complexo Turístico da Ponta Negra (zona Oeste). A artista plástica Rosa dos Anjos assina a concepção da árvore confeccionada com garrafas PET, que ficará na avenida Max Teixeira (zona Norte).

E para dar conta de todo o trabalho de montagem das peças, o artista parintinense conta neste ano com uma equipe de 100 pessoas, sendo 30 imigrantes venezuelanos. Os venezuelanos que chegaram a Manaus fugindo do caos político e social no país vizinho já compõem a equipe de trabalho de Juarez há três anos, porém este é o primeiro em que eles estão nas áreas de adereços e de soldagem dos módulos.

“Os venezuelanos caíram como uma bênção na minha equipe. São pessoas habilidosas. No primeiro ano vieram para equipe de logística e ajudaram a levar a árvore para a Ponta Negra. Aí percebemos que eles tinham habilidades extraordinárias. Nas equipes dos venezuelanos sempre tinham engenheiros, mestres de obra e este ano eles estão compondo a equipe de adereços e de soldadores. Estamos fazendo uma ligação social bonita e esta ligação está dando uma grande contribuição com o Natal do Abraço de Manaus. Se o Natal é o Natal da solidariedade nós, artistas, estamos exercitando isso com muita plenitude”, afirmou.

Um dos venezuelanos que viram na arte do “Natal do Abraço” uma oportunidade de dias melhores é John Emílio, 23, que está em Manaus há sete meses. Oriundo de Puerto Ordaz, John na Venezuela trabalhava como segurança, nunca havia trabalhado com arte, mas tem gostado bastante de aprender a trabalhar com adereços e vê no “Natal do Abraço” a chance de seguir por uma nova profissão.

“Tem sido uma experiência muito boa. Estava muito difícil conseguir emprego em Manaus. E um outro venezuelano me chamou, vim e está dando tudo certo. Nunca tinha trabalhado com adereços, mas aprendo rápido e estou gostando bastante. Muitos venezuelanos estão empregados agora por causa do Natal do Abraço”, disse.

Natal do Abraço

O tema o “Natal do Abraço” é o fio condutor de toda a programação de Natal desenvolvida pela Prefeitura de Manaus há três anos. O “Natal do Abraço” foi pensado e é, anualmente, conduzido pela presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro. O “Natal do Abraço” tem o intuito de ser uma grande mobilização em prol do abraço, do laço, do encontro, do amor e de todos os bons sentimentos que florescem nesta época do ano.

O “Natal do Abraço” possui três eixos de atuação, o primeiro eixo é o “Espírito de Natal”, que trata sobre a ornamentação da cidade; o segundo eixo é o “Noites Felizes”, que consiste na programação cultural com apresentação de corais, fanfarras e grupos musicais em diversas áreas da cidade e o terceiro eixo são os “Almoços Solidários”, em que são promovidos almoços natalinos em áreas periféricas da cidade com pessoas, reconhecidamente, em situação de vulnerabilidade social.