Posto de vacinação de rotina para influenza será instalado no parque do Idoso

Foto: Alex Pazuello/Semcom

A Prefeitura de Manaus vai instalar nesta sexta-feira, 15/5, no Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, um posto para vacinação de rotina e para ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

De acordo com a chefe da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Isabel Hernandes, o posto irá funcionar das 9h às 16h, complementando o trabalho que já está sendo realizado em 57 unidades de Saúde na rede municipal.

O público-alvo da ação no parque do Idoso, explica Isabel, é a população residente nos bairros próximos ao local, como Adrianópolis, Nossa Senhora das Graças, Aleixo e São Geraldo.

“Essa é mais uma opção de atendimento para a população que faz parte do público-alvo da campanha contra a influenza e também para os pais e responsáveis que querem atualizar o cartão de vacina das crianças”, esclarece Isabel.

Para a vacinação contra a influenza, os grupos prioritários incluem idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, portuários e motoristas de transporte coletivo.  Professores e adultos de 55 a 59 anos serão vacinados contra a influenza a partir da próxima semana.

Ao comparecer ao posto de vacina no PMI, é necessário apresentar documento de identidade com foto e, quando necessário, documento que comprove que a pessoa faz parte do grupo prioritário para a influenza, como receita médica ou atestado no caso de portadores de doenças crônicas não transmissíveis. As crianças devem apresentar, preferencialmente, o cartão de vacina.

A lista com as 57 unidades de Saúde que também estão disponibilizando a vacina contra a influenza e as vacinas de rotina, com endereço de cada uma, pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).