O vereador de Presidente Figueiredo Anderson Leal (PMDB) foi detido pela Polícia Federal, na tarde de sexta-feira (5), em posse de vários galões de gasolina, que, segundo denúncias feitas à polícia, seriam distribuídos para eleitores de comunidades do município no próximo domingo (7), durante as eleições. O parlamentar foi abordado por policiais em um posto de gasolina, situado na BR-174, no momento em que fazia o abastecimento dos galões.
Ainda conforme as denúncias, Anderson Leal pretendia entregar os combustíveis a eleitores, em troca de votos para o candidato a deputado estadual Vicente Lopes (PV). O caso foi registrado na 51ª Zona Eleitoral, em Presidente Figueiredo. Se for comprovada a suposta distribuição de gasolina em troca de votos, o vereador, além de ter o mandato cassado, poderá cumprir pena de até quatro anos.
Vale ressaltar que a Justiça Eleitoral pune com muito rigor, conforme a lei, quem tenta influenciar a vontade do eleitor com a prática de compra de votos. Isto porque, pela legislação, o direito do cidadão ao voto livre, consciente e soberano é um bem juridicamente tutelado, devendo quem comete o ilícito sofrer as sanções que a lei estipula.
O caso segue em investigação.