PM implanta policiamento diário em comunidade indígena

© Divulgação

Na última quarta-feira (31/10), o policiamento diário foi implantado em uma nova localidade no interior do Amazonas. O reforço policial na comunidade rural do Balaio, no município de São Gabriel da Cachoeira (a 856 quilômetros de Manaus), conta com uma das viaturas entregues pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Na comunidade do Balaio vivem cerca de 400 moradores de duas etnias indígenas. A partir de lá, o policiamento será feito também em outas três comunidades limítrofes, abrangendo cerca de mil pessoas. “Essa já era uma demanda antiga e, agora, conseguimos atendê-la com essas viaturas apropriadas para estes locais”, afirmou o comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, tenente Eduardo Reis.

Entre os crimes mais comuns registrados na comunidade estão furtos e comercialização ilegal de bebida alcóolica para indígenas. “Muitos comerciantes vão para lá vender bebidas e comprar carne de caça”, disse Reis.

Ao todo, 44 locais do interior do Amazonas estão com o patrulhamento sendo reforçado a partir da distribuição de veículos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). A determinação do governador Amazonino Mendes e tem o objetivo de melhorar o policiamento em todo o Estado. Estas localidades passam a contar com veículos com tração 4×4, apropriados para terrenos acidentados. Até então, as viaturas que atendiam as comunidades estavam precárias e nem sempre conseguiam atender a todos os chamados.