Personagem de parque não abraça crianças negras; mãe aponta racismo

Imagem mostra personagem do parque negando abraçar as duas crianças. — REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Uma mulher nos Estados Unidos acusou o parque da Vila Sésamo, na Filadélfia, de racismo após um personagem do local se recusar a abraçar sua filha e sua sobrinha, ambas negras. O parque se desculpou pelo incidente.

Segundo a mulher, que postou um vídeo do episódio em uma rede social, um ator vestido da personagem Rosita recusou apertar a mão das crianças e abraçá-las durante um desfile no parque. Antes disso, o ator havia cumprimentado crianças e adultos brancos e, na sequência, segundo a mulher, abraçou uma menina branca.

Em uma postagem em uma rede social, a mulher afirma que o ator “disse ‘não’ descaradamente às nossas crianças para então abraçar uma garotinha branca que estava do nosso lado. Fui reclamar e eles me olharam como se eu fosse louca”.

Em resposta ao caso, que alcançou bastante nos últimos dias, o parque divulgou dois comunicados pedindo desculpas pelo incidente mas argumentando que o ator não negou abraço especificamente às meninas, mas a uma série de pessoas que pediram abraços ao mesmo tempo. O parque disse ainda que treinará melhor os atores para que tenham “uma melhor compreensão de um entretenimento mais igualitário e inclusivo”.

O parque disse ainda que convidou a família para uma sessão especial de cumprimentos e abraços.

“Nós pedimos desculpas sinceras para a família(…) O ator que interpretava a Rosita confirmou que o gesto de ‘não’ que ele fez não foi direcionado especificamente para ninguém, mas para uma série de pedidos de uma pessoa que queria que ele segurasse uma criança para uma foto, o que não é permitido. O ator não ignorou as meninas intencionalmente e está devastado com o mal-entendido”, alegou o parque.