Pedágio Ambiental distribuiu 8,4 mil mudas em menos de quatro meses

© Divulgação/Semmas

Criado como uma estratégia para contribuir com a arborização da cidade e facilitar o acesso da população ao serviço de doação de mudas, o Pedágio Ambiental, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, atingiu nesta quarta-feira, 21/11, a marca de 8,4 mil mudas distribuídas. O projeto, executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), foi implementado em agosto deste ano, com pontos de doação de mudas itinerantes em todas as zonas da cidade. A cada semana, o projeto leva mudas a um bairro diferente e é sucesso por onde passa. Atualmente, a zona Sul é a contemplada.

Nesta quarta-feira, a doação ocorreu no bairro Cachoeirinha, em frente ao Mercado Walter Rayol. Na próxima quarta-feira, 28/11, a distribuição ocorrerá na orla do Amarelinho, no Educandos. “Em dezembro, o projeto seguirá para os bairros da zona Centro-Sul e a partir de janeiro de 2019, será retomado atendendo a todas as zonas da cidade”, afirmou a coordenadora do Pedágio Ambiental, Rita de Cássia Oliveira, técnica do departamento de Arborização e Paisagismo da Semmas.

Em pouco tempo, dezenas de moradores da área e frequentadores do Mercado Walter Rayol se aglomeraram no local em busca de mudas. A pedagoga Kelen de Lima, 35, levou mudas de espécies frutíferas para o terreno da família, na zona rural de Manaus. “Muito importante estimular as pessoas a plantarem em seus quintais e terrenos. A Prefeitura de Manaus está de parabéns”, afirmou ela.

O estudante de Biologia Thales Júnior acompanha as redes sociais da Prefeitura de Manaus e decidiu ir até o local do Pedágio. “Fiquei sabendo da distribuição pela internet e vim pegar mudas ornamentais para plantar na minha casa e ter a consciência ambiental de que podemos contribuir para uma cidade mais arborizada”, afirmou. Além de mudas, o projeto também sensibiliza a população sobre o combate às queimadas, com a distribuição de material informativo acerca dos malefícios causados pela fumaça.