sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Eleições PDT entra com ação no TSE para que Bolsonaro fique inelegível

PDT entra com ação no TSE para que Bolsonaro fique inelegível

Partido de Ciro Gomes fez o pedido nesta sexta-feira (19). — Crédito: Reprodução/Instagram

BRASÍLIA — Nesta sexta-feira (19), o PDT entrou com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que o registro de candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) e vice da chapa bolsonarista, Walter Braga Netto, seja derrubado, tornando-os inelegíveis.

O partido argumenta que o chefe do executivo federal atacou sem provas o sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores, em julho, além de cometer diversas irregularidades ao fazer afirmações falsas contra as eleições de 2018 e as urnas eletrônicas.

Os pedetistas ressaltam que Bolsonaro fez o evento no Palácio da Alvorada e transmitiu na TV Brasil, sendo que os dois são bens públicos. De acordo com a agremiação, a Justiça proíbe o uso de bens do poder público por parte dos candidatos.

“Verifica-se, de plano, que além de beneficiar a si próprio, os impropérios proferidos também beneficiam terceiros, principalmente os candidatos apoiadores do Senhor Jair Messias Bolsonaro que também replicam os ataques ao sistema eletrônico de votação como estratégia de campanha eleitoral”, diz o partido.

“Outrossim, também é indene de dúvidas que o Senhor Jair Messias Bolsonaro ultrapassou as lindes do exercício regular das atitudes escorreitas de um Chefe de Estado para conduzir a referida reunião para um viés eleitoral, com a finalidade política de assacar a integridade desta Justiça Especialidade para, logo após, difundir esse tipo de conteúdo através das redes sociais, que possuem alcance incomensurável”, acrescenta o documento.

Não é a primeira vez que alguma sigla entra no TSE pedindo punições contra o presidente. O Ministério Público Eleitoral solicitou que o chefe do executivo federal fosse multado. No entanto, todas as ações foram feitas ainda na pré-campanha. Ou seja, o tribunal pode ter uma nova visão em relação ao tema.

Por iG