Pastor que aplicava golpes milionários em nome de ex-ministro de Bolsonaro é preso em Tocantins

A Polícia Civil aponta que o grupo movimentou R$ 156 milhões em 5 anos, além de criar 40 empresas “fantasmas” e movimentar mais de 800 contas bancárias suspeitas.

Um grupo de onze pastores estão sendo acusados de aplicar golpes milionários usando o nome do ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

Segundo a informação do portal Terra, a polícia aponta o pastor goiano Osório José Lopes Júnior como líder do grupo, que abusava da fé e prometia ganhos estratosféricos aos fiéis.

Conforme a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), os pastores utilizavam as redes sociais para convencer as vítimas, em sua grande maioria evangélica, a investirem suas economias em títulos de investimentos e falsos projetos de ações humanitárias, com promessa de retorno financeiro imediato e rentabilidade alta.

Dessa forma, Osório dizia aos fiéis que os títulos oferecidos tinham a autorização do governo federal, por meio do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, para serem pagos.

Além disso, o falso pastor também usava a logomarca de entidades financeiras, como Banco Mundial e Banco do Brasil, para tentar dar credibilidade ao negócio.

Ainda segundo a reportagem, o golpe pode ser considerado um dos maiores já investigados no Brasil, uma vez que foram constatadas, como vítimas, pessoas de diversas camadas sociais e em quase todas as unidades da federação.

Assim sendo, a estimativa é que tenham sido lesadas 50 mil pessoas.

Com isso, os alvos poderão responder, a depender de sua participação no esquema, pelos delitos de estelionato, falsificação de documentos, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, crimes contra a ordem tributária e organização criminosa.