Parques residenciais do Prosamim realizam programação especial para o Dia da Árvore

(Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira,21, os parques residenciais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) prepararam uma programação especial para celebrar o Dia da Árvore. Algumas atividades, como roda de conversa, brincadeiras e oficina de jardinagem, foram realizadas nos parques. O evento foi promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

No Parque Residencial Mestre Chico, no bairro Cachoeirinha, zona sul, a programação iniciou às 9h, com uma roda de conversa, seguida de uma ação voltada para o tema, o tabuleiro ambiental.

A assistente social, Mercedes Sena, disse que o objetivo dessa programação era conscientizar e mostrar os benefícios das plantas medicinais, envolvendo os moradores. “A atividade de hoje teve o objetivo de conscientizar e mostrar para os moradores o quanto o dia da árvore é importante. Eles até tiveram a ideia de ter uma farmácia medicinal para uso próprio, pois a maioria já é da terceira idade”.

No São Raimundo, as atividades começaram às 15h com a roda de conversa, comandada por Gabriel Simplício, da Subcoordenadoria Setorial Ambiental (SSA) da SRMM, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da árvore. E, logo em seguida, teve a oficina de jardinagem com as crianças do parque residencial.

Gabriel, afirmou que foi uma ação de grande importância para os moradores dos parques residenciais para mostrar o valor do Dia da Árvore, como do meio ambiente. “A atividade consiste em sensibilizar, porque é um recurso natural, corre risco de acabar. O público do Mestre Chico era da terceira idade e o do São Raimundo era um público infantil, são dinâmicas diferentes, mas foi muito bom. Independente da dinâmica, o objetivo é o mesmo. Tanto no contexto do dia da árvore quanto no cotidiano”, afirmou.

Renan Felipe, 10 anos, morador do Parque Residencial São Raimundo, disse que aprendeu muito sobre o dia da árvore e viu o valor que é necessário para cuidar das árvores. “Eu gostei muito da atividade e vou cuidar das plantas que tenho em casa. Estou aprendendo bastante e vejo que elas são muito importantes”.

*Com informações da assessoria