Parceria oferece vagas de emprego para internos do sistema socioeducativo do AM

Alunos serão selecionados para compor a equipe do Sidia. | Foto: Roberto Carlos / Secom

Internos do sistema socioeducativo terão novas oportunidades de recomeçar a vida através de uma parceria firmada com o Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia (Sidia), entidade privada que realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento para implementar soluções digitais inovadoras para o mercado local e global.

Serão ofertadas vagas de emprego para os alunos com melhor desempenho acadêmico.

O anúncio foi feito na sexta-feira (15), na sede do Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), durante a cerimônia de abertura do ano letivo. Na ocasião, a titular da Sejusc, Caroline Braz, explicou que os alunos participarão de uma seletiva e os melhores colocados serão encaminhados para integrar a equipe do Sidia. Ela ressalta ainda que, em parceria com a Defensoria Pública, será implementado ainda um projeto de acompanhamento dos egressos depois que eles deixarem o sistema.

Transformação social

A defensora pública Juliana Linhares, que atua pela Defensoria de Execução de Medidas Socioeducativas, reforça que a educação transforma vidas.

“Temos casos de adolescentes que chegaram à audiência sem saber escrever e, depois de passar pelos centros socioeducativos, afirmaram que iriam assinar o termo de liberação porque já sabiam ler e escrever, isso é transformador”.

Atualmente, o Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente, Dagmar Feitosa, o Centro de Internação Feminina, a Unidade de Internação Provisória Masculina e Feminina e o Centro Socioeducativo de Semiliberdade Masculino contam com 70 internos.