Paratletas amazonenses brilham nos Jogos Parapan-Americanos no Chile

No sentido horário: Lucas dos Santos, Halterofilismo; Guilherme Costa, Tênis de Mesa; Lucas dos Santos, Halterofilismo, e Guilherme Costa, Tênis de Mesa.

Os paratletas Lucas dos Santos, Maria de Fátima, Guilherme Costa e Elielton Lira brilharam no Parapan-Americano no Chile, trazendo para o Brasil uma coleção de medalhas. Lucas e Maria, os dois do halterofilismo, conquistaram ouro e bronze respectivamente, eles contam com o apoio do Governo do Amazonas por meio do Bolsa Esporte Estadual e do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024. Guilherme conquistou a prata no tênis de mesa e Elielton foi bronze no judô.

“O desempenho excepcional no Parapan-Americano é uma fonte de orgulho para o Amazonas e uma inspiração para todos nós, reforçando o compromisso contínuo do Governo do Amazonas em apoiar o desenvolvimento e a excelência no esporte paralímpico”, disse Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Promessa no halterofilismo, Lucas dos Santos iniciou no esporte aos 13 anos. No Parapan Lucas ergueu 142kg e 146kg inicialmente, mas a marca de ouro foi levantando 150kg na sua terceira tentativa, conquistando ouro para o Brasil, e chegando mais perto de conquistar a vaga para as Paraolimpíadas 2024.

“Agradeço ao Governo do Amazonas pelo Bolsa Esporte, se não fosse esse apoio não estaria competindo com atletas de alto nível e representando bem o nosso Estado”, comentou Lucas dos Santos.

O halterofilismo foi também onde Maria de Fátima conquistou a medalha de bronze, levantando 110kg na categoria até 67kg. No tênis de mesa, Guilherme Costa conquistou a prata na Classe 2, com uma campanha de três vitórias e uma derrota, subindo pela quinta vez ao pódio em Jogos Parapan-Americanos.

No judô, Elielton Lira conseguiu a medalha de prata na categoria até 60kg J1/J2, em sua estreia em Jogos Parapan-Americanos. Elielton, atualmente mora em São Paulo, ficou cego por conta de um tiro, quando tinha apenas 12 anos, e utilizou o esporte como uma maneira de sair do mundo dos crimes.

Estreia amazonense no Parapan

A atleta Mikaela Almeida, do badminton, estreou hoje (22/11) contra Laura Fernandes e venceu por 2 sets a 0. A amazonense continua nas eliminatórias individuais da categoria SU5, ela volta a competir nesta quarta-feira, às 18h, as disputas da modalidade ocorrem até o dia 26 de novembro.