ONGs resgatam e tratam animais feridos em incêndio no Educandos

Animais apresentam casos de intoxicação por fumaça e graves queimaduras, sendo gatos os mais atingidos. © Daniele Oliveira

Organizações de proteção e defesa do animal se reuniram nesta terça-feira (18) para resgatar cães e gatos feridos no incêndio que destruiu mais de 600 casas no Educandos, na Zona Sul de Manaus. Além dos resgates, voluntários relataram casos de animais mortos no local.

O atendimento teve início nas primeiras horas desta terça. Segundo a psicóloga Ingrid Melo da Silva, de 36 anos, da ONG Pata, mais de 17 animais entre cães e gatos foram resgatados até agora.

“Todos eles têm apresentado quadro de intoxicação por fumaça. Além dos nove gatos, os oito cães nos preocupam também porque apresentam queimaduras muito graves”, contou.

Outras ONGs têm auxiliado no resgate e atendimento dos animais, como a “Sem Raça Definida” e “Protetores de Rua”. Veterinários e clínicas voluntárias realizam o atendimento dos animais, mas Ingrid destacou a necessidade de mais ajuda.

“Estamos com esses animais em diversos estado de saúde, então precisamos de mais veterinários voluntários para atendê-los aqui, no local do resgate. Eles estão muito frágeis”, explicou.

Interessados em ajudar podem levar medicamentos anti-inflamatórios, gases e pomadas contra queimaduras para as clínicas participantes da ação:

  • Diagnovet: Av. Coronel Teixeira, 6514 – Lírio do Vale;
  • Vets e Pets: Av. Duque de Caxias, 2135 – Praça 14 de Janeiro;
  • Rua Jonathas Pedrosa, 1002-1004 – Praça 14 de Janeiro.

A voluntária informou ainda que cerca de 20 animais foram encontrados mortos no local do incêndio. Segundo ela, os gatos foram os mais afetados.

“Os felinos, diferentemente dos cães, se escondem em situações de perigo, o que resulta nesse maior número de mortes. Continuaremos as buscas para evitar que novas mortes aconteçam”, concluiu.

Por G1