
EUA — Equipes de resgate encontraram na manhã desta quarta-feira (18) os corpos de oito dos nove esquiadores que estavam desaparecidos após uma avalanche no norte da Califórnia, nos Estados Unidos. Um membro do grupo de 15 pessoas segue sem localização. Outros seis esquiadores foram resgatados com vida, e dois deles foram hospitalizados.
A avalanche ocorreu por volta das 11h30 (horário local) de terça-feira (17) no Castle Peak, uma montanha de 2.777 metros na Floresta Nacional de Tahoe, região popular para a prática de esqui fora de pista (backcountry). O grupo estava no terceiro dia de uma travessia de esqui que exigia percorrer terrenos acidentados carregando suprimentos, com pernoite em cabanas, segundo informações do centro de avalanche local.
As buscas foram retardadas pelas condições extremas. Uma forte tempestade de inverno atingia a Califórnia, com acúmulo de neve que chegou a 76 centímetros em 24 horas em áreas próximas. O Centro de Avalanches da Sierra Nevada havia emitido um alerta de perigo para a região até quarta-feira, citando o rápido acúmulo de neve sobre camadas frágeis e ventos fortes.
De acordo com o xerife do condado de Nevada, as autoridades foram acionadas pela empresa que guiava a expedição, a Blackbird Mountain Guides, e por sinais de emergência dos localizadores carregados pelos esquiadores. Os socorristas avançaram com cautela devido ao risco de novos deslizamentos. O local, o Castle Peak, tem um histórico que remonta à infame expedição Donner Party no século 19. Em média, entre 25 e 30 pessoas morrem em avalanches anualmente nos EUA.


