Obras de recuperação dos ramais de Autazes avançam

Os serviços de recuperação e manutenção de ramais na zona rural do município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) avançam para melhorar os trabalhos no setor agrícola do município. As obras, executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), foram retomadas por determinação do governador Wilson Lima, e compreendem 46 quilômetros de extensão.

Com 90% das obras concluídas, o ramal do Rosarinho, que interliga os demais ramais à sede do município, deve ficar pronto até o final deste mês, assim como o ramal do Guapenú, com 2,9 quilômetros de extensão, onde falta, apenas, a inserção de canaletas para o escoamento da água.

Além do Rosarinho e Guapenú, as obras avançam no ramal do Rio Mutuca, onde as obras de drenagem e raspagem da via já foram finalizadas. A partir desta segunda-feira (08/07), o ramal, com 11,20 quilômetros de extensão, recebe obras de terraplenagem.

Mais recuperação – Também estão sendo recuperados os ramais do Jatuá, com 4,49 quilômetros de extensão; o ramal do Açupuranga, com 6,10 quilômetros; e o ramal do HSL, com 8,6 quilômetros. A previsão de conclusão é até setembro deste ano.

A recuperação de estradas, ramais e vicinais no interior do Amazonas está dentro da proposta do Governo do Estado em promover o desenvolvimento da economia da zona rural dos municípios, através da abertura e recuperação das vias de escoamento. “Nossa meta, com a realização de obras de infraestrutura viária na capital e no interior, é a de promover o incremento econômico juntamente com o desenvolvimento social e humano”, ponderou o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima.

Economia – A cidade de Autazes tem uma população estimada em 38.830 mil habitantes, de acordo com dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A economia do município é baseada na pecuária e na produção do leite e de seus derivados.

O município sedia a maior festa bovina da Amazônia Ocidental, a Festa do Leite. “Mais um motivo para a infraestrutura na região estar em ótimas condições, pois eventos como este movimentam a economia local, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população”, finalizou o secretário da Seinfra.