Número de mortos por H1N1 sobe para 17, no AM

O Governo do Amazonas decretou estado de emergência por conta da gripe e solicitou ao Ministério da Saúde antecipação, para março, da campanha de vacinação

O número de mortos por vírus da Influenza A (H1N1) aumentou para 17 no Amazonas, sendo 13 em Manaus, dois em Manacapuru, um em Parintins e um em Itacoatiara. A informação foi divulgada, na noite desta quarta-feira (6), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

A edição nº 05 do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado do Amazonas, divulgado nesta quarta, aponta que foram notificados 301 casos da síndrome gripal grave no estado. Destes, 69 são positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 45 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).

Além das mortes por H1N1, outros quatro óbitos foram confirmados por Vírus Sincicial Respiratório, sendo três de Manaus e um de Borba. Dos 21 óbitos registrados por SRAG, 85% apresentavam fator de risco, com destaque para pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neoropatas.

O Governo do Amazonas decretou estado de emergência por conta da gripe e solicitou ao Ministério da Saúde antecipação, para março, da campanha de vacinação.

Para a diretora presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, diante dos sintomas de gripe forte, a orientação é procurar uma unidade de saúde perto de casa. “A rede de atenção básica, urgência e emergência estão aptas para atender da melhor forma esses pacientes”, disse.

Rosemary acrescenta que todas as unidades de rede pública e privada, tanto da capital quanto interior, estão abastecidas com antiviral. “No último fim de semana, a FVS recebeu do Ministério da Saúde um reforço de quantidade de antiviral para atender de forma imediata as necessidades das unidades”, comentou.

Sinais e sintomas da Influenza

É uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, caracterizada por febre alta de início súbito, acompanhado por intensas dores musculares e articulares, dor de cabeça, dor de garganta e coriza.

Os sintomas podem evoluir para falta de ar e outras complicações respiratórias. As pessoas que possuem algum fator de risco para complicações ou alguma imunodeficiência possuem um risco maior e podem apresentar complicações respiratórias associadas à infecção viral.

A gripe é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, ao falar, tossir, espirrar e pelas mãos que transmitem o vírus por contato direto ou contaminando superfície e objetos.

Medidas de Prevenção

Recomenda-se a lavagem frequente das mãos antes de tocar em mucosas (olhos, boca e nariz) e após espirrar, o uso de lenços de papel (descartável) para proteger boca e nariz ao espirrar; uso de álcool gel; indivíduos doentes devem manter repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos adequada, evitando contato com outras pessoas em ambientes fechados e aglomerados; evitar a exposição de menores de cinco anos ao clima chuvoso; manter ambientes bem ventilados; caso o indivíduo apresente febre, tosse, dor de garganta, falta de ar ou qualquer outro sintoma associado, deve procurar o serviço de saúde para melhor avaliação.