Novo forte terremoto sacode o sul da Califórnia

Tremor sacudiu prateleiras de supermercado em Yucca Valley, na Califórnia. | Foto: Chad Mayes / via AP Photo

Um forte terremoto sacudiu nesta sexta-feira (5) o sul da Califórnia, nos EUA. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês) informou que o tremor atingiu magnitude 6,9.

O sismo ocorreu às 20h33 (hora local, 0h33 de sábado, 6, no Brasil) a 9 km de profundidade e o epicentro foi localizado a 17 km de Ridgecrest, localidade de 30 mil habitantes, a 250 km de Los Angeles, que também sentiu o tremor.

Há danos em imóveis e queda de muros no condado de San Bernardino, informou o Corpo de Bombeiros no Twitter. que também reportou sobre um ferido leve.

Vários terremotos e réplicas estão sacudindo o sul da Califórnia nas últimas horas. O tremor desta sexta é o mais forte a atingir o estado nos últimos 20 anos, e supera o abalo de magnitude 6,4 que atingiu a região na quinta-feira (4), sem deixar vítimas.

Os dois abalos fazem ressurgir o fantasma do “O Grande” (The Big One), um mega-terremoto potencialmente devastador que teme-se que golpeie em algum momento o oeste americano.

A Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos, com quase 40 milhões de habitantes, e fica na região conhecida como Anel de Fogo do Pacífico, onde terremotos e erupções vulcânicas são mais frequentes devido aos encontros das placas tectônicas.

Por G1