Novo Airão recebe 1ª prova de Triathlon realizada fora da capital

© Tácio Melo/Sejel

Com a finalidade de promover esporte e estilo de vida saudável, o município de Novo Airão (distante 180 quilômetros de Manaus) recebeu 54 atletas que competiram a 1ª Etapa do Circuito Amazonense de Triathlon. Intitulado Airão Man, o evento da manhã de domingo (03∕06) percorreu as principais ruas da cidade e margem do Rio Negro com provas de ciclismo, corrida e natação.

 

A competição contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), da Prefeitura Municipal de Novo Airão e foi realizada pela Federação Amazonense de Triathlon (Fetriam). Com a presença do prefeito da cidade, Wilton Santos, de técnicos de federações, secretários, moradores e visitantes, a prova consistiu em 700 metros de nado, 20 quilômetros de pedalada e 5 quilômetros de corrida, levando os atletas ao extremo.

 

De acordo com o secretário da Sejel, Manoel Almeida, o município está de parabéns por sediar uma grande competição esportiva. “Quero parabenizar a todos os envolvidos neste evento que muito contribui para o desenvolvimento das modalidades esportivas que temos em nosso Estado. Além de promover Novo Airão e o Parque Nacional de Anavilhanas, que é um espetáculo da natureza, a população local prestigia algo novo”, ressaltou o titular da pasta.

 

Conforme o coordenador da Fetrian, Elthon Picanço, o evento foi considerado bom. “Essa foi a primeira prova fora da capital, então tivemos uma distância considerável até chegarmos aqui, o que acabou sendo muito bacana para os competidores. Não tivemos nenhum acidente, embora a prova tenha sido difícil”, informou.

 

A Prova – A estrutura do evento foi montada no terminal hidroviário da cidade, que conta com uma praça logo na entrada. Foi de lá que os atletas partiram para fazer o percurso de “bike” e corrida, passando pela ponte que dá acesso ao rio Negro, onde era feita a etapa de natação. As vias próximas ao rio foram utilizadas como pista para a corrida e ciclismo, passando por comércios locais, ladeiras, solos planos e praças que servem de ponto de encontro para os populares da cidade.

 

Premiação – Os atletas foram premiados conforme a divisão por categorias. Sendo assim, a organização premiou os três primeiros na classificação geral masculino e feminino, troféu pequeno para os 3 primeiros de cada categoria de idade, masculino e feminino. Ao todo, 10 categorias participaram das provas.