Novembro Azul: Carreta do Homem vai intensificar ações para detecção do câncer de próstata

Foto: Tácio Melo / Secom

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza no mês da campanha Novembro Azul a intensificação do rastreio para detecção do câncer de próstata no Amazonas. A Carreta do Homem estará nos sábados (13 e 27/11), no estacionamento do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, na zona Centro-Sul de Manaus, realizando exames de toque retal e de dosagem sanguínea do Antígeno Prostático Específico (PSA).

“Novembro Azul é o mês de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Governo do Amazonas e a Secretaria de Estado de Saúde estarão desenvolvendo atividades de atendimento dos pacientes que estão na fila da regulação esperando por essa avaliação urológica. Vamos realizar atendimentos em Manaus na Carreta do Homem e em municípios do interior, que também estarei atendendo”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, o médico urologista Anoar Samad.

Na Carreta do Homem serão realizados 200 atendimentos, 100 em cada sábado, reduzindo o tempo de espera dos pacientes regulados pela Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura). A ação do programa Saúde Amazonas tem o objetivo de realizar o rastreio para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, para contemplar o público masculino entre 50 e 70 anos que aguarda pelo procedimento no Sistema de Regulação (Sisreg).

Os pacientes que serão atendidos na carreta passaram por triagem prévia a partir da fila da regulação. Os atendimentos serão realizados na Carreta do Homem que conta com um laboratório, em que o paciente irá realizar o PSA e obter o resultado em seguida, e dois consultórios médicos.

Os pacientes que tiverem o diagnóstico sugestivo para câncer de próstata terão o agendamento da biópsia, inserido no Sistema de Regulação (Sisreg), para realização do procedimento no Hospital Delphina Aziz. A regulação estará presente caso seja necessário a marcação do exame, sendo garantido o atendimento em toda a sua linha de cuidado.

O urologista ressaltou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Amazonas deve registrar 480 novos casos da doença em 2021, conforme estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). “É muito importante a compreensão de que precisa ser realizado o toque retal e o PSA uma vez por ano. Temos que acabar com o preconceito porque o exame de próstata pode salvar a sua vida”, afirmou Anoar Samad.

Orientações

Além da oferta de exames, a programação da Carreta do Homem inclui o circuito de educação em saúde, com orientações nutricionais, de saúde mental e de atividades físicas, além do câncer de próstata. Também será oferecido exame de glicemia, aferição de pressão, verificação do peso e circunferência abdominal e orientações de outros cuidados com a saúde do homem, no estacionamento do hospital, localizado na avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis.

Interior

A SES-AM também vai promover atendimentos para detecção do câncer de próstata em municípios do interior do estado. No dia 20/11 a ação será realizada em Parintins (a 369 quilômetros da capital) e 25/11 será a vez de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). Nos dois municípios será realizado o exame de toque e PSA.

Comentarios