Início Política Nova lei proíbe cobranças por telefone fora do horário comercial

Nova lei proíbe cobranças por telefone fora do horário comercial

Serão permitidas as cobranças, vendas de produtos ou serviços via telefone em horários pré-estabelecidos

A cobrança e a venda de produtos por telefone fora do horário comercial, nos finais de semana e feriados serão proibidas por lei. A medida, de autoria do deputado estadual Abdala Fraxe, do Podemos, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Conforme a lei, serão permitidas as cobranças, vendas de produtos ou serviços via telefone nos horários de 8h às 18h, de segunda a sexta, e de 8h às 14h, aos sábados.

Os estabelecimentos comerciais instalados no Amazonas que descumprirem a medida estão sujeitos às sanções previstas no artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor, que fixa pena de detenção de três meses a um ano e multa a quem utilizar, na cobrança de dívidas, ameaça, coação ou constrangimento que exponha o consumidor ao ridículo ou interfira no trabalho, descanso ou lazer.

Segundo Fraxe, a ligação para vendas ou cobranças de dívidas, em qualquer horário, é comum entre as empresas de âmbito local e nacional, mas em alguns casos a prática chega a ser imprópria e abusiva.

A lei aprovada pelos deputados será regulamentada pelo poder executivo e entrará em vigor 90 dias após a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).