Neilo Batista é o novo títular do Conselho Municipal de Cultura

Manaus, Amazonas — Na última sexta-feira (6/10), Neilo Batista foi nomeado como o novo presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), órgão ligado à Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), da Prefeitura de Manaus. Batista, que anteriormente ocupava o cargo de vice-presidente durante a gestão de David Almeida, é renomado advogado de carreira e um fervoroso ativista social e cultural. Destacou-se pela sua participação crucial na elaboração do Plano Municipal de Cultura e na reformulação do decreto da Lei de Incentivo à Cultura, além de sua contribuição significativa para a implementação da Lei Paulo Gustavo. Carlos Guedelha também foi anunciado como o novo vice-presidente, antes diretor de Cultura do conselho.

No âmbito da implementação da Lei Paulo Gustavo (LPG), Neilo reafirmou o compromisso da atual gestão em assegurar a distribuição mais ampla e diversificada de recursos para os artistas e agentes culturais de Manaus, incluindo as comunidades urbanas, indígenas, rurais e ribeirinhas. “Realizamos um planejamento e conduzimos a mais extensa busca ativa, de forma inédita, para envolver nossos artistas de comunidades distantes, tanto nas zonas rurais quanto urbanas, em consonância com o compromisso assumido pela gestão do prefeito David Almeida”, declarou.

Neilo Batista também delineou os próximos passos da nova gestão, ressaltando a importância de elaborar um planejamento estratégico eficaz. “O próximo ano será marcado pelas limitações impostas pela legislação eleitoral, o que demandará uma aceleração nas ações para atender ao calendário cultural”, explicou. Ademais, o presidente salientou o empenho dos conselheiros na realização da Conferência Municipal de Cultura, sob a supervisão da Manauscult, que terá papel fundamental na definição da política cultural do município ao longo do ano corrente.