Natal do Abraço: decoração começa a ser retirada das ruas de Manaus

Árvore de Natal da Ponta Negra é desmontada. Foto: Nathalie Brasil/Semcom

As grandes árvores de Natal e as estruturas que deram mais brilho às festas de fim de ano começam a deixar as ruas da cidade. O Natal do Abraço está sendo “desmontado”, porém as mensagens de amor, solidariedade, harmonia, paz e compromisso com as pessoas e com Manaus permanecem ao longo do ano.

Idealizado pela presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, o Natal do Abraço busca disseminar na sociedade os mais genuínos sentimentos relacionados à empatia, respeito, fraternidade e bem comum.

A primeira grande árvore que começou a ser desmontada foi a do Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste, nesta segunda-feira, 7/1. Com 30 metros de altura e 14 de base, a árvore foi confeccionada pelo artista Juarez Lima. Após a árvore de Natal da Ponta Negra serão desmontadas as árvores da rotatória do Produtor, zona Leste; Praça XV de Novembro (Matriz), Centro; e, por fim a da Max Teixeira, zona Norte.

Para a presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko, o Natal do Abraço cumpriu, pelo segundo ano consecutivo, suas metas e fez com que Manaus se iluminasse e vivesse os verdadeiros valores das festas natalinas.

“O Natal do Abraço nasceu com o objetivo de resgatar os valores genuínos do Natal, da amizade, da solidariedade, do amor com o próximo. Ao meu ver estamos caminhando nesse sentido e obtendo êxito. Fazendo as pessoas abraçarem nossas iniciativas e fazendo com que haja mais acolhimento nesse período tão significativo para todos nós”, afirma.

As decorações dispostas nas Galerias Populares Espírito Santo e dos Remédios, além do Shopping Phelippe Daou; na Mini Vila Olímpica do Santo Antônio, no Parque Cidade da Criança; nas ruas, avenidas e logradouros públicos em geral também já começaram a ser desmontadas.

Participam das atividades de desmonte as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), com a UGPM Energia e Manausluz; da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); oInstituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). 

Natal do Abraço

O Natal do Abraço teve três eixos de atuação. O primeiro eixo foi o “Espírito de Natal”, que tratou da ornamentação da cidade, onde se espalhou os sentimentos de solidariedade, amor, paz, generosidade, compaixão, além de boas energias por toda capital.

O segundo eixo foi o “Noites Felizes”, em que se espalhou o espírito natalino por meio de uma intensa programação cultural com apresentação de corais, fanfarras e grupos musicais em diversas áreas da cidade. Todas as apresentações foram gratuitas e abertas ao público em geral.

O terceiro eixo foram os “Almoços Solidários”, que foram almoços natalinos promovidos em áreas periféricas da cidade com pessoas, reconhecidamente, em situação de vulnerabilidade social. Todos os “Almoços Solidários” foram realizados em parceria com a Semasc, por meio das Cozinhas Comunitárias.