Nasa envia comando errado e perde contato com a sonda Voyager 2, lançada há 46 anos

Problema ocorreu após antena sair 2 graus da direção da Terra, mas deve ser resolvido em alguns meses

A Nasa informou que perdeu contato com a sonda Voyager 2, lançada para explorar o espaço em 1977. O corte de comunicação ocorreu após uma série de comandos errados, que deixou a antena do dispositivo 2 graus afastada da direção da Terra.

A simples mudança de posição impediu que a sonda enviasse informações ou recebesse novos comandos de uma série de antenas da agência espacial americana.

O problema se torna ainda maior uma vez que o dispositivo está localizado a mais de 19,9 bilhões de quilômetros da Terra, de onde envia informações importantes sobre o espaço e os planetas.

No entanto, a perda de contato será temporária: segundo a Nasa, a nave está programada para realinhar as antenas em direção à Terra “várias vezes por ano” — a próxima ocorrerá em 15 de outubro, o que deve restabelecer as comunicações.

“A equipe da missão espera que a Voyager 2 permaneça em sua trajetória planejada durante o período de silêncio”, afirmou o site da Nasa após o incidente.

Em sua longa trajetória, a Voyager 2 — uma nave robótica de 823 kg, 17 m de comprimento e 6,4 m de largura — explorou Júpiter, Saturno e Urano até alcançar a órbita de Plutão, antes de atingir o espaço profundo, fora da influência gravitacional do Sol.

Já a irmã Voyager 1 está a quase 24 bilhões de quilômetros da Terra e continua a operar normalmente.