Mutirões nos PACs entregam mais de 300 Carteiras de Identidade Nacional

As entregas foram realizadas nos PACs, com apoio da Sejusc, como uma forma de facilitar o acesso do cidadão ao novo documento.

MANAUS — “Eu fiquei feliz porque durante a semana eu estava sem tempo de pegar o documento e agora eu estou com ele nas mãos”. A frase é do militar do Exército Jorge Castro, de 22 anos. O jovem foi um dos mais de 300 cidadãos que estiveram na manhã deste sábado (27/04) nos Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) de Manaus para receber a Carteira de Identidade Nacional (CIN), entregue durante o mutirão realizado pelo Governo do Amazonas.

Os atendimentos foram iniciados às 8h e em cerca de quatro horas 338 CINs foram entregues aos respectivos donos. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) com apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Foi por meio dessa iniciativa que o militar do Exército Jorge Castro conseguiu receber sua identidade. Ele agradeceu a alternativa dada pelo Governo do Estado para que o cidadão pudesse receber seu documento. “Eu achei que ia demorar, mas foi super rápido. Eu sou militar e quase não tenho tempo. A equipe está de parabéns”, falou.

Quem também aprovou a iniciativa foi a aposentada Nilce Frazão, 70. Ela destacou a importância de ter o documento e ressaltou sobre os cuidados que se deve ter com a identidade. “A gente tem que ter cuidado com nossos documentos. Eu tenho 70 anos e olha como está a minha identidade antiga. Tá bem conservada e agora eu já tenho a nova porque sem documentos a gente não é nada”, destacou a aposentada.

Acompanhamento

Durante toda a manhã, o diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), órgão vinculado à SSP-AM e responsável pela emissão das CINs, esteve nos PACs para acompanhar os atendimentos. De acordo com ele a ação foi exitosa, uma vez que o Governo do Estado conseguiu proporcionar novos mecanismos para que o cidadão tenha acesso ao documento.

“Constatamos que mais de 17 mil Carteiras estavam aguardando (por seus donos) nos PACs, então decidimos abrir a oportunidade para que as pessoas pudessem vir, em um sábado, buscar seu documento e ter em mãos acesso a mais cidadania”, afirmou Mahatma.

O diretor destacou ainda que o cidadão que já recebeu a Carteira de Identidade Nacional também pode ter o documento em versão digital. Para isso ele deve cadastrar sua conta no aplicativo GOV.BR do Governo Federal e seguir os passos para baixar a CIN Digital, que tem a mesma validade que o documento físico.

Entregas

O diretor do IIACM, Mahatma Porto, ressaltou que quem consultou e identificou que o documento já está pronto pode se dirigir ao PAC onde foi atendido e realizar a retirada durante a semana, entre 8h e 16h. Para retirar o documento o próprio cidadão deve comparecer e, em caso de adolescentes e crianças, o responsável legal pode receber a CIN.

Para ter certeza que o documento está pronto o cidadão pode acompanhar todo o processo por meio site em que realizou o Agendamento. A consulta é disponibilizada a partir do número de protocolo de atendimento ou pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF).