Mutirão realiza mais de 1,3 mil atendimentos na Fundação Alfredo da Matta

© Valdo Leão/Secom
A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizou 1.314 atendimentos, em mutirão realizado na manhã de sábado (16/06). O público alvo do mutirão foram os pacientes de Manaus e municípios próximos, que estavam com consultas agendadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg).
O atendimento foi das 7h às 12h. E os números do balanço são parciais, com mais dados sendo consolidados. No mutirão, os pacientes tiveram acesso a consultas, exames, pequenas cirurgias, testes de HIV, entre outros procedimentos. Participaram da ação médicos, enfermeiros, farmacêuticos bioquímicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, técnicos em dermatologia e técnicos em enfermagem.
Dentro dos 1.314 atendimentos, foram realizadas 480 triagens dermatológicas, 38 pequenas cirurgias, 118 testes de HIV, 118 testes rápidos de Sífilis e 118 aconselhamentos com psicólogos em DST. Dos 118 testes de HIV, um paciente testou positivo, e recebeu todas as orientações relacionadas ao tratamento. O mesmo procedimento foi adotado para os nove casos positivos de Sífilis identificados nos 118 testes realizados no mutirão.
A Fuam aproveitou também a presença de muitas pessoas no local para montar um posto de vacinação para imunização contra Influenza e Sarampo.
Este foi o segundo mutirão realizado pelo Governo do Amazonas, este ano, com o objetivo de reduzir o tempo de espera de quem aguarda por consulta na área de dermatologia.
Câncer de pele – Os números finais do mutirão serão fechados nesta segunda-feira (18/06). Por ano, em média, 500 casos de câncer de pele são diagnosticados e tratados na Fuam, referência no tratamento da doença. Ao longo dos últimos 17 anos, foram registrados 5,3 mil casos de câncer de pele pela Fuam, o que representou 4% do total de dermatoses prioritárias atendidas na unidade. Deste total, 194 (3,6%) foram de Melanoma, sendo 51,5% no sexo masculino e 48,5% no sexo feminino.