Mutirão de cirurgias dermatológicas atendeu mais de 500 pacientes em Coari

© Divulgação

O mutirão de dermatologia realizado em Coari (distante 366 quilômetros de Manaus) de 24 a 27 de julho beneficiou aproximadamente 560 pacientes do município, entre consultas, procedimentos, cirurgias e diagnósticos. Os atendimentos foram realizados graças a uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Alfredo da Matta e teve como foco a hanseníase e o câncer de pele.

De acordo com o prefeito do município Adail Filho, não só os procedimentos em si mas também as palestras de prevenção fizeram desse mutirão de saúde um sucesso. “Além de tratar quem já está doente, o objetivo desse mutirão foi informar aos coarienses sobre práticas que podem evitar doenças como o câncer de pele e também a identificação da hanseniase, entre outros problemas dermatológicos que detectados com antecedência podem ser tratados com maior eficácia”, explicou Adail Filho.

Ainda de acordo com o prefeito a estimativa inicial era atender 250 pacientes, mas devido à grande procura esse número mais que dobrou. “Só de procedimentos foram realizados mais de 100, além é claro das consultas, diagnósticos, entre outros. A equipe da Fundação Alfredo da Matta pode contar com toda a estrutura de saúde de nosso município o que possibilitou esse quantitativo de atendimentos”, complementou o prefeito.

A equipe médica foi liderada pelo cirurgião dermatologias Dr. Carlos Alberto Chirano e além das consultas, diagnósticos, biópsias, procedimentos e cirurgias foram realizadas também palestras preventivas.