Motoristas de aplicativo poderão escolher se aceitam ou não corridas em dinheiro

Após período de testes em outras cidades, ferramenta chega agora à Manaus

A Uber anunciou, nesta segunda-feira (2), que vai expandir para Manaus os testes com a ferramenta que dá aos motoristas parceiros a opção de aceitar ou não viagens com pagamento em dinheiro. Se decidir ativá-la, o motorista passa a não receber mais chamadas para esse tipo de viagem, recebendo somente viagens que tenham outros meios de pagamento, como cartão de crédito e débito.

A análise desse recurso, que já vinha sendo testada pela empresa em doze cidades brasileiras – Campo Grande, Cuiabá, João Pessoa, São José dos Campos, São Luís, Sorocaba, Ribeirão Preto, Mogi Guaçu, Bragança Paulista, Marília, Goiânia e Brasília -, será agora expandida para Manaus. Os novos testes começam nas próximas semanas.

Segundo a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods, a Uber investe permanentemente em novas tecnologias que melhorem a experiência de usuários e motoristas. “Os motoristas parceiros vêm expressando sua preferência por poder escolher a forma de receber seu pagamento. A ampliação dos testes atuais é uma etapa fundamental nesse processo, para avaliarmos uma possível implementação”, ressaltou.

A partir da avaliação resultante dos testes, novos aprimoramentos ainda poderão ser feitos, buscando equilibrar a experiência de motoristas parceiros e usuários.

Outros recursos

Com o objetivo de dar ao motorista mais transparência nas informações de cada viagem, este ano a empresa já havia implementado nas capitais e em algumas outras cidades o recurso que mostra aos motoristas parceiros o destino do usuário antes mesmo da aceitação da viagem. A mesma tela mostra ainda se o usuário tem poucas viagens pelo aplicativo.

Em julho, a Uber anunciou parceria com a Serasa Experian para validação das informações dos usuários do aplicativo que optam por fazer pagamentos somente em dinheiro. A ferramenta que faz a checagem, denominada u-Check, foi a primeira a ser desenvolvida pelo recém-constituído time de engenheiros do Tech Center instalado pela empresa em São Paulo, em parceria com o time de engenheiros da Uber em São Francisco (EUA). O projeto permite que a Uber, a partir dos dados fornecidos pelo usuário no cadastro, como o CPF, obtenha informações adicionais via API.