Motociclistas lideram infrações em Manaus

A execução de operações de retorno em locais proibidos cresceu 85%.

Manaus, AM — Manaus registra um aumento alarmante em infrações de trânsito envolvendo retornos proibidos. Dados do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) apontam um crescimento expressivo entre janeiro e novembro deste ano, comparado a 2023. Motociclistas são os principais infratores.

Retornos em locais proibidos tiveram um salto de 85%, passando de 3.854 para 7.146 ocorrências. Já o retorno sobre o canteiro central subiu 47%, de 4.036 para 5.964.

Stanley Ventilari, diretor de Operações de Trânsito do IMMU, alerta para o alto risco dessas manobras, especialmente para motociclistas, mais vulneráveis a lesões graves e óbitos em caso de colisões. “É preciso uma mudança de atitude urgente”, enfatiza.

O IMMU investe em educação para o trânsito, buscando conscientizar sobre o respeito às leis. “Cada infração é um potencial risco à vida”, destaca o educador Wenrison Freitas.

Ambas as infrações são gravíssimas, com multa de R$ 297,47 e perda de sete pontos na CNH. O IMMU intensificará a fiscalização e as campanhas educativas, buscando reverter esse quadro e garantir um trânsito mais seguro.