Moradores da Colônia Antônio Aleixo participam de atividades da #AgendaCidadeUnicef

Como parte do cronograma de atividades da #AgendaCidadeUnicef na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio das Secretarias Municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizou o “Sine nos Bairros”, nesta sexta-feira, 22/9, levando serviços de empregabilidade e assistência social aos moradores do Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste.

Realizada ao longo da manhã na Associação Espírita Beneficente Jésus Gonçalves, foi na ação que os comunitários puderam realizar o seu cadastro para vagas de emprego, emitir a Carteira de Trabalho Digital, receber apoio na elaboração de currículos, ser ouvidos por equipes de abordagem social e muito mais.

“Hoje é um dia que marca um momento muito importante para o Colônia Antônio Aleixo, pois este é um bairro que ainda sofre muito com os estigmas presentes desde sua origem, enquanto região utilizada para ocupação de pessoas com hanseníase. São questões históricas e sociais como esta que explicam as dificuldades que estas pessoas passam hoje e é nosso dever enquanto poder público oferecermos ações e soluções relativas à assistência social, empregabilidade, educação, lazer, cultura e dignidade oferecidos a essas famílias”, explicou a socióloga Luciana Farias, analista municipal da Semasc.

Além dos serviços de empregabilidade, o “Sine nos Bairros” ofereceu ainda, serviços de saúde, cortes de cabelo, atividades físicas, atendimento psicossocial para casos de violência doméstica, palestras sobre empreendedorismo e mercado de trabalho totalmente gratuitos, graças à participação e apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Leilane Lira, chefe de divisão do setor de Qualificação Profissional da Semtepi, destacou a importância de uma ação mais próxima da comunidade a fim de sanar as demandas das famílias em estado de vulnerabilidade social da região.

“Por meio de ações como esta, nós conseguimos dar ao trabalhador a oportunidade de participar de momentos que poderão ampliar o seu currículo, realizar o seu cadastro para uma vaga de emprego e muito possivelmente ser chamado para ocupar essa tal vaga. É uma iniciativa que agrega muito à vida do trabalhador aqui do bairro”, comentou.

Assistente social da Associação Espírita Beneficente Jésus Gonçalves e gestora do projeto “Um Olhar para o Futuro”, da OSC Moradia e Cidadania, Marnízia Dias ressaltou a importância da atuação conjunta entre diferentes partes do poder público e a sociedade civil para a qualificação do atendimento prestado à população carente de políticas socioassistenciais presente na área.

“O que está sendo feito hoje representa a união das instituições presentes na comunidade fazendo acontecer a agenda para essas pessoas. O Colônia Antônio Aleixo é um bairro extremamente vulnerável e com uma série de demandas, mas se não olharmos em conjunto para os fatores que ocasionam essas necessidades, como a falta de capacitação e empregabilidade, como poderemos resolver os outros problemas? Essa união em prol da qualidade de vida da população é de extrema importância para todos nós que vivemos e trabalhamos aqui, a expectativa é que possamos finalmente começar a suprir as necessidades dessas famílias”, explicou.

Estudante e moradora do entorno da associação, a jovem Gabriela dos Santos, 23, chegou à ação em busca de seu primeiro emprego. Enquanto aguardava o atendimento, decidiu participar da palestra “Atender e Surpreender”, sobre dicas de qualificação do currículo e postura para entrevistas.

“Eu gosto muito de participar de palestras que possam me ajudar a melhorar meu currículo por meio do conhecimento adquirido e dos certificados emitidos. É uma ação importante pra mim, pois é realmente muito difícil conseguir uma oportunidade de emprego hoje em dia, principalmente para mães jovens como eu”, afirmou.

Sobre a #AgendaCidadeUnicef

A #AgendaCidadeUnicef é uma iniciativa do Unicef, em parceria com prefeituras municipais de oito grandes centros urbanos brasileiros, para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida.

Desde o ano passado, a #AgendaCidadeUnicef vem desenvolvendo caminhos para a garantia de direitos e oportunidades para crianças e adolescentes por meio de estratégias integradas que ajudam a reduzir e prevenir violências no seu dia a dia, integrando metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção, Inclusão Socioprodutiva) e promovendo a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.

Em Manaus, a parceria tem como foco de atuação o bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, que, de acordo com dados coletados pela gestão municipal, abriga mais de 80% das crianças em situação de trabalho infantil da capital amazonense.