Menina de 10 anos morre após contrair ameba ‘comedora de cérebro’

Stefanía Villamizar González morreu em julho deste ano após contrair um parasita que come cérebros.

Stefanía Villamizar González, de 10 anos, morreu após contrair um parasita que come cérebros, na Colômbia.

No início de julho, a menina teve piora drástica nos sintomas. Ela não conseguia se levantar sem ajuda, tinha sensibilidade extrema à luz e teve convulsões.

A família a hospitalizou, mas Stefanía piorou e morreu no dia 24 de julho. Os médicos, ainda sem saber o que realmente tinha causado a morte da menina, atribuíram a ocorrência a uma meningite.

Pela rapidez com que Stefanía morreu, autoridades colombianas resolveram investigar. O Instituto Nacional de Saúde da Colômbia interveio e estudou o caso, concluindo que a morte da menina foi por encefalite, causada pela ameba conhecida como “comedora de cérebros”, Naegleria fowleri, segundo o tabloide britânico The Sun.

O parasita passa para o cérebro dos indivíduos através da cavidade nasal e começa a destruir as células nervosas da vítima. A probabilidade de morte após a infecção é de 95%.

“Compartilhamos nossa história para que outras crianças e famílias não sofram como estamos sofrendo. Estamos destruídos, devastados”, contou um parente de Stefanía à mídia local.