Médicos ‘desligam’ metade de cérebro de criança para salvá-la de doença

Equipe médica acredita que, desta forma, a doença não conseguirá evoluir, permitindo a Brianna ter uma vida normal.

Uma equipe de médicos da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, realizou uma cirurgia inédita para salvar uma menina de 6 anos com uma doença cerebral rara.

Brianna Bodley estava sofrendo de convulsões diárias causadas por uma doença chamada Encefalite de Rasmussen, uma inflamação crônica do cérebro que pode levar a danos cerebrais permanentes e à deterioração das capacidades motoras.

Para contornar a doença, os médicos decidiram “desligar” metade do cérebro da menina, como forma de enganar a doença.

Segundo a ABC 7, ao invés de retirar parte do cérebro, a equipe submeteu Brianna a uma cirurgia de dez horas para desativar essa mesma parte. “O simples fato de desligá-lo é suficiente para parar completamente a doença e, essencialmente, para curá-la”, explica o médico pediatra Aaron Robison, da Loma Linda University Health.

Segundo o mesmo profissional, o lado esquerdo do cérebro da menina é o único a funcionar e está agora a assumir as funções que o lado direito desempenhava. Brianna pode perder alguma visão periférica e algumas capacidades motoras finas na mão esquerda, mas a fisioterapia vai ajudá-la a voltar a ser uma típica criança de 6 anos, acreditam os médicos.