Maternidade Moura Tapajóz inaugura sala de apoio à amamentação

O espaço foi criado para atender mães servidoras públicas e demais colaboradoras da unidade, além de qualquer mulher que trabalhe nas proximidades.

MANAUS, AM — A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), localizada no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, inaugurou nesta quarta-feira (7) uma Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta. O espaço foi criado para atender mães servidoras públicas e demais colaboradoras da unidade, além de qualquer mulher que trabalhe nas proximidades e precise esvaziar suas mamas ou amamentar seus bebês após o retorno da licença-maternidade.

O espaço oferece conforto, privacidade e segurança, contando com poltrona de amamentação, ar-condicionado, refrigerador com termômetro para armazenamento de leite, pia para higienização e materiais informativos para orientar as mães. Segundo a diretora da unidade, enfermeira Núbia Cruz, o local é pensado para garantir que as mães possam manter o aleitamento exclusivo até os seis meses e continuado por pelo menos dois anos.

As mulheres podem armazenar o leite em frascos esterilizados, identificados com nome, data e hora da coleta, para levarem ao fim do expediente ou doarem para o Posto de Coleta de Leite Humano da unidade, ajudando outros bebês internados na UTI neonatal.

A neonatologista Briza Rocha destacou que o espaço também serve como um incentivo para que as mães se sintam mais tranquilas e seguras ao retornarem ao trabalho, facilitando a continuidade do aleitamento. “Esse processo de volta ao trabalho pode ser doloroso para a mulher, especialmente para aquelas que amamentam, e essa sala ajuda nessa transição”, explicou.

As interessadas em usar a sala devem entrar em contato com a equipe da Maternidade Dr. Moura Tapajóz pelo número (92) 98842-8514 (somente WhatsApp), em horário comercial, para orientações e acompanhamento.

O evento de inauguração contou com a presença de diversas autoridades da saúde do estado, incluindo Sonja Ale Girão, diretora do Departamento de Atenção Primária da Semsa, e Liseane Bello Façanha, gerente de Maternidades da SES/AM.