Três pessoas foram presas e um matadouro clandestino foi fechado no município de Itacoatiara, a 270 km de Manaus. De acordo com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), o estabelecimento não tinha licença para funcionamento, além de não contar com condições adequadas para realizar o abate. No local, eram promovidas também brigas de galo.
O abatedouro – localizado no bairro Pedreiras, na Zona Oeste do município – funcionava há aproximadamente oito anos. O local foi denunciado por um morador da área, incomodado com o mau cheiro.
No local, foram encontrados porcos e aproximadamente 50 galos “de briga”. Um ringue de luta foi montado dentro do abatedouro. Havia também instrumentos utilizados nas rinhas e anabolizantes.
“O lugar não tem condição de higiene nenhuma, há proliferação de insetos, bichos. A carne que sai deste abatedouro é altamente imprópria para o consumo”, disse a promotora do MP, Tânia Azevedo.
O trio foi conduzido para a delegacia de Itacoatiara. “Eles foram indiciados por crimes ambientais, maus tratos e tudo isso será encaminhado ao Fórum de Justiça”, disse o delegado Lázaro Mendes.
O local deve ser demolido por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os galos serão examinados por veterinários.
Por G1