Marinha do Brasil apreende embarcação em Manaus

No dia 10 de janeiro de 2019, no Porto do Demétrio, uma equipe de Inspeção Naval da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) apreendeu e notificou a embarcação de transporte de passageiros e carga “Lindo Amanhecer III”, em Manaus (AM).

A embarcação encontrava-se com várias irregularidades, dentre elas: tripulação não habilitada; sem documentação; identificação visual da embarcação em desacordo com o respectivo certificado junto à CFAOC; carga explosiva no convés; coletes salva-vidas em péssimo estado de conservação; e passageiros no meio das cargas.

Durante o processo de apreensão, o comandante evadiu-se, abandonando a embarcação e sem assinar a notificação, o auto de apreensão e fiel depositário. No último dia 11, a mesma embarcação foi localizada e rebocada até o flutuante do Comando do 9º Distrito Naval. Durante a inspeção, foram identificadas outras irregularidades como: serviço de solda com passageiros a bordo, sem autorização para realização do trabalho; e passageiros pernoitando, aguardando para seguir viagem, tendo a Marinha do Brasil adotado as medidas administrativas previstas nos Arts.16 e 17 da Lei 9.537/97 e determinando o desembarque dos passageiros em local seguro, conforme o disposto no item 0406 da NORMAN-07/DPC.

Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido. O condutor poderá ter sua habilitação suspensa ou cancelada, além de aplicação de multas. A medida visa resguardar, principalmente, a vida dos passageiros e da tripulação conforme o previsto na Lei 9.537/97 que dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário (LESTA), especialmente, quanto à Salvaguarda da Vida Humana.

Vale ressaltar, que uma navegação segura nos rios da Amazônia, compete, também: aos proprietários e condutores das embarcações, que precisam seguir as Normas da Autoridade Marítima; e aos passageiros, que devem escolher embarcações registradas na Capitania e denunciarem os casos de irregularidades pelos telefones (92) 99302-5040, que também funciona como WhatsApp, ou ainda pelo número Marinha – Emergências Marítimas/Fluviais – 185.