Maratona Kids reúne cerca de duas mil pessoas na Vila Olímpica

© Divulgação/Sejel

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a terceira edição da Maratona Kids reuniu aproximadamente duas mil pessoas em uma corrida sustentável no domingo (03/06), na pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste. O evento, cuja entrada era gratuita, contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e teve 500 crianças inscritas, com idades entre 1 e 15 anos.

 De acordo com a idealizadora e organizadora da competição, Jaqueline Remígio, esta é a terceira edição do evento, que sempre traz um tema novo e que faça a diferença tanto para os pais quanto para os filhos. Neste ano, a Maratona Kids trouxe o tema “Corrida Ecológica”, em comemoração à data, que acontece de 1º a 5 de junho, com o objetivo principal de promover a sustentabilidade, por meio da preservação ambiental e da formação de cidadãos conscientes.

“A corrida surgiu para tirar as crianças da ociosidade, de modo que elas pudessem brincar, aprender e se divertir de forma saudável. Pretendemos atingir positivamente o público infantil e passar a mensagem de preservação ambiental da forma mais divertida, até porque toda criança aprende muito mais brincando e é assim que os pais podem estimular o contato dos filhos com atividades participativas, que têm como propósito cuidar da natureza”, afirmou Jaqueline.

Provas – Dentre as provas disputadas estavam 50 metros (1 a 4 anos), 100 metros (5 a 6 anos), 150 metros (7 a 8 anos), 200 metros (9 a 10 anos), 300 metros (11 a 12 anos) e 400 metros (13 a 15 anos). Todas as crianças ganharam medalhas e kits com camiseta, toalha e vários brindes.

Sustentabilidade – Além da corrida, houve a distribuição de mudas de plantas e atividades extras, como um alongamento feito nas crianças, com a equipe da Companhia Athletica, Espaço Kids, Espaço Gourmet, e a participação da empresa iColeta, que levou informações sobre sustentabilidade ao público presente. O secretário da Sejel, Manoel Almeida, parabenizou a iniciativa referente à sustentabilidade e disse que eventos como estes ajudam na formação de crianças e jovens.

“É muito importante que as crianças possam brincar e aprender, desde novas, o que é esporte e o bem que ele faz na vida de cada um. Essa corridinha, além de estimular pais e filhos a praticarem esta modalidade, também promove a consciência ecológica para com o nosso meio ambiente. O resultado foi maravilhoso e acredito que, dentro de pouco tempo, teremos grandes corredores no Amazonas, além de cidadãos ecologicamente conscientes”, destacou.

Relembrando – A primeira edição do Maratona Kids ocorreu no dia 2 de outubro de 2017. Na ocasião, foi realizada uma corrida com várias modalidades de esportes, em comemoração ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. Já a segunda edição foi realizada no dia 10 de dezembro de 2017, em uma corrida com obstáculos.

Perseverança – A autônoma Roseny Queiroz, de 39 anos, levou o sobrinho Cauã Guilherme, de quatro anos, para competir. “Acredito que essas corridas são importantes para as crianças, porque mesmo que seja uma brincadeira, é de pequeno que se aprende a ser um grande atleta. Ele estava bastante animado. Logo quando começamos a correr, ele tropeçou e caiu, e eu acabei me desequilibrando também, mas levantamos e continuamos a correr. Além disso, para ele, apesar de não termos chegado em primeiro, somos campeões. E, parando para refletir, ele tem toda a razão”, afirmou.

Animado com sua segunda medalha, Cauã não vê a hora de competir novamente. “Foi muito legal e agora eu já tenho duas medalhas. Eu caí, levantei, passei de todo mundo e ganhei. Tô muito feliz”, disse.

Exemplo – A acadêmica de Direito Carla Melo, de 29 anos, participa de corridas de rua e sempre incentiva o filho Vinícius a participar destes eventos. “Há um ano faço parte do grupo de corrida ‘Mucuras Runners’, e vejo que meu filho tem um grande potencial para a prática do atletismo, então nada melhor do que incentivá-lo a competir”, explicou.

Aos nove anos, Vinícius já acompanha a mãe nas corridas de rua. “Gosto de correr e acho legal ver minha mãe correndo também. Hoje foi bem divertido e eu cheguei em primeiro lugar na minha prova”, destacou.