Manaus vai sediar Fórum Global dos Governadores em 2020

Foto: Diego Peres/Secom

Manaus foi escolhida por unanimidade para sediar a próxima edição do Fórum Global dos Governadores para Climas e Floresta (GCF-sigla em inglês), em 2020. 

A escolha aconteceu, nesta quinta-feira (02/05), em Florência, capital do departamento de Caquetá, na Colômbia, onde ocorre a edição deste ano do fórum. 

Manaus concorreu com San Martín, no Peru, e Cross River, na Nigéria, que retirou sua candidatura em apoio a capital do Amazonas. 

Países como México, além de estados brasileiros que compõem o consórcio interestadual de desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, também defenderam a escolha de Manaus. 

O Governador afirmou que, o Amazonas tem uma responsabilidade muito grande pela frente, que é garantir a conservação de uma extensa área de floresta. 

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, que também participa do evento na Colômbia, a escolha de Manaus ganha relevância no contexto global das discussões ambientais. 

O Fórum Global dos Governadores para Climas e Floresta reúne 38 governadores de estados e províncias de 10 países que possuem área florestal. São eles: Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria e Peru.