MANAUS — A Manaus Previdência reuniu representantes do setor de Recursos Humanos de órgãos da Prefeitura de Manaus e da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que atuam nos processos de aposentadoria, com o intuito de agilizar os trâmites para conceder os benefícios. O terceiro encontro de RHs aconteceu na tarde desta terça-feira, 12/11, na sede da autarquia, no bairro Chapada, zona Centro-Sul.
A ação faz parte do programa Manausprev Itinerante, em que uma das atividades é a atualização previdenciária voltada aos técnicos que trabalham nos setores de Gestão de Pessoas. A iniciativa, além de orientar sobre legislação previdenciária, apresenta dados trimestrais de concessão de benefícios, aponta instrução de processos e sana dúvidas, tudo com o intuito de aprimorar e acelerar os trâmites.
“Essa instrução contribui e muito com os procedimentos, pois permite um melhor atendimento ao segurado, celeridade no andamento dos processos, evita retrabalho e acúmulo, pois as ações técnicas acabam sendo assertivas”, salienta a diretora de Previdência da Manausprev, Ana Silvia Domingues.
Dentre os pontos explanados, o destaque foi para algumas situações que mais aparecem como entraves para o andamento do processo, como servidor que já recebe pensão por morte, declaração de acúmulo, comprovante de residência atualizado, certidão de casamento/divórcio, gratificação, dentre outros.
“Os apontamentos precisam da atenção redobrada dos técnicos, pois tudo é conferido junto ao Tribunal de Contas do Estado, e outros órgãos. Caso as informações não coincidam, o processo pode demorar mais a ser concluído”, explica Domingues.
O chefe do Setor Pessoal da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Rubem Reis, participou das três edições da reunião ao longo do ano e disse que a Manaus Previdência acaba preparando o técnico para lidar com variadas situações, munindo os participantes de informações que fazem toda a diferença para liberar os processos.
“A questão da Previdência é muito complexa e temos que estar o tempo todo nos atualizando porque existem regras para tudo e situações diferenciadas devido à situação que cada servidor vive, por isso a Manausprev está sempre como nossa parceira, nos passando conhecimento e isso nos prepara para sermos mais eficientes”, apontou.