
MANAUS, AM — A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), imunizou mais de 286 mil cães e gatos contra a raiva entre outubro de 2024 e março deste ano. A campanha municipal, realizada de 1º de outubro a 20 de dezembro, vacinou 277 mil animais (179 mil cães e 98 mil gatos), superando a meta para felinos e ficando próxima à previsão geral de 295 mil bichos. Outros 9.386 animais foram vacinados em mais de 40 pontos fixos, incluindo clínicas veterinárias parceiras.
O gerente do CCZ, Rodrigo Araújo, destacou o sucesso das parcerias com redes de supermercados e clínicas veterinárias, que ampliaram o acesso ao serviço nas zonas urbana e rural. Além das visitas domiciliares e postos estratégicos, como supermercados, a vacinação foi estendida gratuitamente em clínicas de todas as zonas urbanas de janeiro a março. “Essas ações garantem proteção para animais cujos tutores não puderam participar das etapas anteriores”, afirmou.
A vacinação contra a raiva é anual, gratuita e obrigatória para animais saudáveis a partir dos três meses de idade. O CCZ reforça que a doença, transmitida pelo vírus Lyssavirus, é grave e quase sempre letal se não houver prevenção. Graças às ações contínuas, Manaus não registra casos positivos há mais de 25 anos. A vacina segue disponível no CCZ, localizado na Compensa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato via WhatsApp nos números (92) 98842-8359 ou 98842-8484, durante o horário de atendimento.