Início Saúde Manaus imuniza quase 300 mil animais na campanha antirrábica 2024

Manaus imuniza quase 300 mil animais na campanha antirrábica 2024

As profissionais deverão se apresentar na sede da Semsa, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, até o próximo dia 17 de outubro.

MANAUS, AM — A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), imunizou mais de 286 mil cães e gatos contra a raiva entre outubro de 2024 e março deste ano. A campanha municipal, realizada de 1º de outubro a 20 de dezembro, vacinou 277 mil animais (179 mil cães e 98 mil gatos), superando a meta para felinos e ficando próxima à previsão geral de 295 mil bichos. Outros 9.386 animais foram vacinados em mais de 40 pontos fixos, incluindo clínicas veterinárias parceiras.

O gerente do CCZ, Rodrigo Araújo, destacou o sucesso das parcerias com redes de supermercados e clínicas veterinárias, que ampliaram o acesso ao serviço nas zonas urbana e rural. Além das visitas domiciliares e postos estratégicos, como supermercados, a vacinação foi estendida gratuitamente em clínicas de todas as zonas urbanas de janeiro a março. “Essas ações garantem proteção para animais cujos tutores não puderam participar das etapas anteriores”, afirmou.

A vacinação contra a raiva é anual, gratuita e obrigatória para animais saudáveis a partir dos três meses de idade. O CCZ reforça que a doença, transmitida pelo vírus Lyssavirus, é grave e quase sempre letal se não houver prevenção. Graças às ações contínuas, Manaus não registra casos positivos há mais de 25 anos. A vacina segue disponível no CCZ, localizado na Compensa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato via WhatsApp nos números (92) 98842-8359 ou 98842-8484, durante o horário de atendimento.