Manaus e área metropolitana sofrem ‘apagão’ neste domingo

Residências, comércios, serviços essenciais como hospitais e postos de combustíveis, e semáforos ficaram sem energia, causando um caos generalizado na cidade.

MANAUS — A capital amazonense mergulhou em um apagão generalizado na tarde desta quinta-feira (14), deixando cerca de 85% da população sem energia elétrica por quase duas horas. O evento, que afetou a zona centro-sul, centro-oeste e parte da zona norte da cidade, além dos municípios de Iranduba e Manacapuru, gerou transtornos, insegurança e questionamentos sobre a infraestrutura do sistema elétrico local.

Cidade às Escuras

O apagão teve início por volta das 13h30, quando uma falha na linha de transmissão Lechuga-Manaus, de responsabilidade da Amazonas Energia, interrompeu o fornecimento de 400 MW de carga para a região. A situação foi agravada por um problema na subestação MegaWhat, também da concessionária, que impediu o religamento rápido da linha.

As consequências do apagão foram imediatas e avassaladoras. Residências, comércios, serviços essenciais como hospitais e postos de combustíveis, e semáforos ficaram sem energia, causando um caos generalizado na cidade.

O apagão gerou transtornos para milhões de pessoas, que se viram sem luz, comunicação e acesso a serviços básicos. Eletrodomésticos e outros equipamentos eletrônicos podem ter sido danificados pelas oscilações de energia durante o restabelecimento do fornecimento, o que pode gerar ainda mais prejuízos à população.

A falta de iluminação pública durante o apagão contribuiu para o aumento da sensação de insegurança, especialmente em áreas com histórico de criminalidade. Moradores relataram ter sentido medo e apreensão durante o período em que a cidade ficou às escuras.

Transporte e serviços afetados

O apagão também afetou os serviços públicos, como transporte coletivo e atendimento bancário, que sofreram atrasos ou cancelamentos. A situação gerou transtornos para os trabalhadores que dependem do transporte público para se locomoverem e para as pessoas que precisavam realizar transações bancárias.

O apagão gerou grande repercussão nas redes sociais, com moradores expressando indignação e cobrando providências das autoridades. Muitos questionaram a falta de infraestrutura e a fragilidade do sistema elétrico da cidade, que já havia apresentado problemas em outras ocasiões.

Amazonas Energia pede desculpas e promete investigações

Em nota oficial, a Amazonas Energia pediu desculpas pelos transtornos causados pelo apagão e informou que as equipes técnicas trabalharam para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível. A concessionária também comunicou que abrirá uma investigação para apurar as causas do evento e identificar as medidas necessárias para evitar que novos apagões aconteçam.

MP-AM abre Inquérito

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) também se manifestou sobre o caso, abrindo um inquérito civil para investigar as causas do apagão e apurar possíveis responsabilidades da concessionária de energia. O MP-AM pretende avaliar se houve negligência ou falhas técnicas por parte da Amazonas Energia que contribuíram para o apagão.