Linhas de ônibus que atendem as zonas Leste e Oeste de Manaus serão alteradas

Crédito: Divulgação/IMMU

Na próxima semana, itinerários de linhas de ônibus serão alterados pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), para otimizar o sistema de transporte público da cidade. As mudanças serão em três linhas que atendem as zonas Leste e Oeste da cidade.

No próximo domingo, 19/11, a linha 676 – Valparaíso/ Aleixo/ Centro deixará de operar nos dias de domingos e feriados por conta da baixa demanda de passageiros nos referidos dias. Para cumprir o itinerário da linha, aos domingos e feriados, os usuários de transporte terão como opções as linhas 062, 063 e 065 para se deslocar ao Terminal de Integração 4 (T4), onde poderão embarcar nas linhas 600, 602 e 651 para ir em direção ao centro da cidade.

Ainda no domingo, dia 19, outra linha também será alterada. No caso, a linha 452 – Beija Flor/ Parque das Nações/ Terminal 1/ Centro, passará a atender o percurso pelas avenidas João Valério e Constantino Nery. A medida visa o retorno à operação da linha nesse trajeto, principalmente, após os devidos reparos realizados no complexo viário Roberto Campos.

Outra mudança da linha 452 será na rua Souza Campos, no bairro Flores. A linha deixará de atender um pequeno trecho da via, compreendido entre as ruas Irlanda e Fraz Schubert, e o ponto de parada será remanejado para a via mais próxima (rua Fraz Schubert) para melhor atendimento aos usuários.

Outra alteração ocorrerá na linha 209 – Ajuricaba/ Centro, que a partir do próximo domingo, 19, passará a operar somente até a Estação de Transferência da Arena (E2–Arena), sempre aos domingos e feriados. A linha irá operar com itinerário normal na avenida Djalma Batista e entrando à direita na avenida João Valério, fazendo retorno em direção ao bairro pela avenida Constantino Nery. Os usuários que se deslocam ao Centro podem fazer o desembarque na E2-Arena e embarcar em uma das 18 linhas em direção ao centro da cidade. A medida visa a otimização do sistema, haja vista a baixa demanda de passageiros para esse percurso aos domingos e feriados.

Merece atenção as mudanças que serão efetivadas a partir da próxima terça-feira, 21/11, na linha 005 – Vivenda Verde/ Campos Sales/ Estação de Transferência 2. A 005 terá seu terminal de bairro alterado para o terminal de bairro situado no conjunto Ajuricaba, zona Centro-Oeste da cidade. No entanto, em suas duas primeiras viagens continuará saindo do terminal situado no bairro Tarumã.

Outra mudança na linha 005 é que deixará de atender o conjunto residencial Vivenda do Pontal. O percurso será atendido pela linha 011 que opera com seis veículos e realiza o total de 26 viagens por dia.