Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro oferece 1,7 mil vagas para 2019

© Michael Dantas/SEC

O Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro oferece, a partir desta segunda-feira (17/12), 1.741 vagas para cursos livres e de formação básica para o primeiro semestre de 2019. As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de dezembro pelo Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br) e presencialmente para os cursos ofertados no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), localizado na rua Wilkens de Matos, no bairro Aparecida, zona sul. A oferta é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Amazonas (SEC).

Entre os cursos oferecidos estão “Dança para Crianças” (Iniciação I, II e III), “Balé Clássico”, “Dança Contemporânea”, “Jazz” (Iniciante e intermediário), “Danças Urbanas”, “Dança de Salão”, “Iniciação Teatral”, “Contação de Histórias”, “Formação Teatral”, “Teatro de Bonecos”, “Laboratório Teatral”, “Teatro para Crianças”, “Pintura em Aquarela”, “Desenho Básico”, “Ilustração de Figurino e Cenografia”, “Artes Visuais para Criança”, “Coral Adulto”, “Coral Jovem” e “Coral Infantil”, “Violão”, “Clarinete”, “Flauta Transversal”, “Saxofone”, “Trombone”, “Trompete”, “Contrabaixo Elétrico”, “Bateria”, “Percussão”, “Trombone”, “Teclado”, “Teclado Intensivo”, “Piano Infantil”, “Cavaquinho”, “Música para Criança” e “Formação em Violão”.

Vagas – Ao todo, a unidade Sambódromo oferece 623 vagas, sendo 205 para o Núcleo de Dança, 177 para o Núcleo de Teatro, 70 vagas para o Núcleo de Artes Visuais, 40 vagas para o Coral e 132 vagas para o Núcleo de Música Popular.

 Também serão oferecidas 567 vagas na unidade do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, localizado na rua Gandú, 119, bairro Cidade Nova; 332 vagas na unidade do Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na avenida Brasil, bairro Santo Antônio; e 219 vagas na unidade do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), localizado na rua Wilkens de Matos, no bairro Aparecida. Neste último, as inscrições serão feitas somente presencialmente.

 Aumento de vagas – De acordo com a diretora do Liceu Claudio Santoro, Fátima Souza, o diferencial das inscrições para 2019 é o aumento de vagas para cursos livres, em que os alunos poderão experimentar diferentes linguagens artísticas antes de ingressar em cursos de formação.

 “É uma forma de gerar mais firmeza nas escolhas deles. Os cursos de formação básica também estão sendo oferecidos com mais intensidade durante a semana. Por exemplo, o curso de música passa a ser cursado duas vezes na semana, de modo que o aluno tenha uma vivência maior com o instrumento e possa, além de desenvolver a linguagem artística, fortalecer sua formação cultural”, explica.

 Documentação exigida – Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar uma foto 3×4, uma cópia do RG ou Certidão de Nascimento, cópia do CPF, comprovante de residência e Declaração Escolar ou Certificado. Menores de 18 anos só poderão realizar as inscrições com a presença do responsável, com cópia do RG e CPF do mesmo.

 Cadastro Reserva – Após o preenchimento das vagas, os candidatos poderão ainda inscrever-se no cadastro reserva através do Portal da Cultura. Ao longo de 2019, as vagas serão preenchidas de acordo com a demanda de cada curso.