Jogos Escolares do Amazonas movimentam a Vila Olímpica

Foto: Mauro Neto / Sejel

Os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) chegaram ao quarto dia de competições e as quadras da Vila Olímpica continuam a receber as disputas. Com início na última quinta-feira (18/07), a maior competição estudantil do estado segue até o dia 28 de julho e, de acordo com o secretário da Sejel, Caio André de Oliveira, este é um momento marcante para os participantes.

“Estamos nos esforçando para promover o que há de melhor para os alunos. A Vila Olímpica está linda, repleta de jovens atletas que praticam esportes e sonham ganhar o título de campeão do JEAs. São alguns dias de competição, mas que jamais sairão da cabeça deles, por isso a nossa dedicação em dar o melhor para essas crianças e jovens”, afirmou.

E neste domingo (21/07), o futsal feminino imperou. Vários lances e muitos gols rechearam a manhã de disputas. Um dos destaques foi a equipe da Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes que duelou contra o time da Escola Municipal Elvira Borges, e venceu por 4 a 0. O primeiro gol, que saiu antes do primeiro minuto de partida, assim como os outros três do jogo, foram feitos pela atleta Luna Mendonça Sales, de 16 anos, que cursa o 2° ano do Ensino Médio. O resultado garantiu o passaporte da escola para as quartas de finais dos jogos.

“É a segunda vez que participo do JEAs. Ano passado competi pelo voleibol, mas em 2019 resolvi jogar futsal e fui bem feliz na escolha. A equipe está passando de fase, porém, ainda vejo algumas dificuldades. Vamos buscar melhorar para as próximas partidas, que com certeza serão mais difíceis”, avaliou.

Orgulhoso, o professor de Educação Física e técnico da equipe, Marcos Vinícius, falou do trabalho que é realizado dentro da escola e que os bons resultados já foram alcançados. “Estamos com esse projeto do futsal feminino há quatro anos e somos tetracampeões pelo Distrito de onde viemos. É uma evolução e temos boas expectativas para este ano no JEAs” explicou. O treinador afirmou ter os “pés no chão” e sabe que será necessário ajustar alguns pontos caso o time queira continuar com o título. “Jogaremos com equipes bem estruturadas na próxima fase, então precisamos melhorar no passe e na finalização. Faremos esse ajuste e vamos para o embate por igual”, concluiu.

Sobre os Jogos – O JEAs teve início em fevereiro, com as inscrições nos 10 polos para jogos entre municípios do Interior. Da realização da fase eliminatória da competição nos polos até a chegada das finais na capital, aproximadamente 300 mil alunos participaram do evento.

Para a etapa em Manaus, mais oito mil atletas de todo o estado disputam em 15 modalidades, entre elas Atletismo, Badminton, Basquetebol, Basquetebol 3×3, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Voleibol e Xadrez. As disputas são nos naipes masculino e feminino, e nas categorias Infantil (de 12 a 14 anos) e Juvenil (de 15 a 17 anos).