Javier Milei garante que fim do Banco Central da Argentina é ‘inegociável’

Guillermo Ferraro, ficou menos de dois meses no cargo.

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, disse nesta sexta-feira (24) que o fechamento do Banco Central é “inegociável”.

A promessa de campanha foi reafirmada em meio aos boatos de que Luis Caputo, aliado do ex-presidente Mauricio Macri, deve ser indicado ministro da Economia do governo.

O nome não foi anunciado, mas é dado praticamente como certo pela imprensa local. O jornal Clarín destaca até que Caputo já está “trabalhando como se fosse ministro” ao noticiar um encontro dele com banqueiros para discutir a crise.

A possível nomeação foi celebrada pelo mercado, mas pôs em dúvida as promessas do libertário. Caputo é mais moderado do que o presidente eleito e já criticou a dolarização da economia — medida que deve avançar com o fechamento da autoridade monetária, segundo Milei.

“Diante dos rumores, queremos esclarecer que o fechamento do Banco Central não é uma questão negociável”, afirmou ontem o gabinete do presidente eleito, em comunicado no X (antigo Twitter).

Ao se aproximar de Macri, o presidente eleito tenta garantir alguma governabilidade no Congresso. Seu partido, o Liberdade Avança, elegeu apenas 38 deputados de um total de 257, além de 8 dos 72 senadores.

(Com agências internacionais)