Itapiranga recebe 41ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas

© Heberth Gaúcho/Sejel

Com a participação de mais de três mil pessoas, o município de Itapiranga, distante 339 quilômetros de Manaus, deu início à 41ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas), com a abertura realizada no ginásio Dom Jorge Marskell. A competição é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc). O evento se estende no município até a próxima terça-feira (15/05).

Representante do 2º Polo, Itapiranga irá receber ainda os municípios de Itacoatiara, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba. Além do desfile das delegações, houve ainda a participação de autoridades no município e do secretário da Sejel, Manoel Almeida, que prestigiou com bastante alegria a abertura do evento.

“Estou muito satisfeito em poder participar deste momento e contribuir para que um número tão expressivo de jovens de várias cidades possam participar de algo tão marcante e importante como os Jogos Escolares. Hoje, definitivamente foi um dia de realizações e agradeço a toda a equipe envolvida nas atividades do Jeas 2018. Ainda temos outros polos a serem visitados e espero contar com a energia e o carinho com que todos os outros atletas e municípios já visitados nos receberam”, destacou.

Participação – Ao todo 1.120 atletas participaram da solenidade de abertura do Jeas e estarão participando da competição em Itapiranga. Além das delegações, também fizeram-se presentes para prestigiar suas delegações e apoiar os competidores se seus municípios, os prefeitos de Urucurituba, Silves e Itapiranga.

Para a chefe do Departamento do Interior (Deint) da Sejel, Wanderlaine Colares, a competição já começa desde a abertura do evento. “Cada vez mais os municípios tem se empenhado em fazer uma grande festa para receber os Jogos Escolares e isso é algo maravilhoso, porque vemos o quanto a competição tem evoluído e como cada lugar fazem questão de fazer parte desse evento esportivo. Essa é a transformação na vida de cada atleta e delegação do Estado, por meio do esporte”, destacou.

Cidadania – Em ação organizada pela Sejel, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), atletas de Itapiranga, Urucurituba, São Sebatião do Uatumã e Urucará, durante o dia desta quinta-feira (10/05), receberam atendimento para emissão de documento de identidade, totalizando 105 registros, sendo 55 de primeira via e 50 de segunda via. A iniciativa foi realizada para atender exclusivamente os atletas que estivem Registro Geral (RG), para participar dos Jogos Escolares.

Sejel Ativa – Foi realizado na Praça do Sagrado Coração de Jesus, no centro de Itapiranga, o “Sejel Ativa”, que visa proporcionar à comunidade, de forma gratuita, recreação esportiva e qualidade de vida por meio do esporte. A ação contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre crianças e jovens, e teve na programação práticas esportivas e atividades físicas como xadrez, minicircuito de funcional, vôlei de areia, futsal, entre outras, coordenadas pelo atleta e profissional de Educação Física do Deint/Sejel, Leandro Souza, além do apoio de acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de Itapiranga.