Inscritos no ‘Enem dos concursos’ relatam perrengues

Concurso unificado terá sua primeira edição em maio, em 220 cidades pelo país. Seleção vai preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.

Um processo seletivo formado por oito provas simultâneas e que vai preencher mais de 6 mil vagas em 21 órgãos públicos. Com um formato inédito, desde que foi anunciado pelo governo federal, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) tem gerado uma série de comentários na internet.

No “Enem dos concursos”, com uma única inscrição, os candidatos poderão disputar diversos cargos pelo país, desde que sejam de uma mesma área de atuação (bloco temático).

Na rede X (antigo Twitter), com um GIF da série “The Office”, um usuário brincou que os editais deveriam ser escritos como se fossem direcionados para uma criança de cinco anos.

Outra pessoa brincou com a quantidade de folhas do edital.

Nos oito documentos, publicados no dia 10 de janeiro, estão detalhes sobre cargos ofertados, conteúdo das provas, critérios de classificação e composição das notas finais. Também há informações sobre o cronograma de inscrição e etapas do concurso.

Quem não se atentou às datas e podia solicitar a isenção da taxa de inscrição (R$ 60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para ensino superior), teve até um gasto extra.

Quase 91% dos 662.080 candidatos que solicitaram a isenção tiveram seus pedidos aceitos, o que equivale a 601.655 inscrições, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O prazo para solicitar a isenção terminou no dia 26 de janeiro. Tinham direito ao benefício os inscritos no CadÚnico ou membros de família de baixa renda, doadores de medula óssea e bolsistas do Prouni ou Fies.

Quem garantiu a chance de disputar as vagas agora lida com outra questão: se preparar para a prova.

Por se tratar de um formato inédito, no qual uma única prova vai reunir questões de interesse a diferentes instituições, os temas abordados serão mais amplos e distintos dos exigidos nos concursos anteriores.

Para dar conta dos estudos, há quem tenha recorrido aos cursinhos preparatórios e até feito um esquema para maratonar os conteúdos que serão cobrados.

  • Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
  • Divulgação dos cartões de confirmação: 29/04/2024
  • Aplicação das provas: 05/05/2024
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
  • Divulgação final dos resultados: 30/07/2024
    Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024