Incêndio de grandes proporções no Careiro Castanho mobiliza equipe do PREVFOGO

Desde o início da seca, mais de 130 animais foram encontrados mortos, gerando preocupação entre ambientalistas e autoridades locais.

MANAUS, AMAZONAS — Nesta terça-feira (10/10), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou o envio da brigada do Programa Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO) para conter um incêndio de grandes proporções em Careiro Castanho, localizado na Região Metropolitana de Manaus.

A equipe do PREVFOGO, que estava trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas no controle de uma queimada florestal em Iranduba, informou que os focos na cidade estão controlados e, por isso, deslocarão seus esforços para o município de Careiro Castanho.

Em outra frente de ação, equipes do Ibama estão a caminho de Tefé hoje, para discutir a preocupante mortandade de peixes no lago da cidade. Desde o início da seca, mais de 130 animais foram encontrados mortos, gerando preocupação entre ambientalistas e autoridades locais.

O Ibama divulgou uma nota informando que a equipe da Diretoria de Biodiversidade e Florestas irá colaborar na elaboração do Plano de Contingência do Estado do Amazonas. Além disso, a equipe da Coordenação de Emergências Ambientais ficará encarregada de criar, organizar e mobilizar o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) para lidar com a crise climática e suas implicações na fauna silvestre da região.