IMMU realiza fiscalização na zona Leste para coibir circulação indevida em calçadas

Muitos motociclistas têm utilizado a calçada como atalho, e essa prática precisa ser coibida, porque, além de ser infração, os motoristas colocam principalmente a vida dos pedestres em risco.

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta segunda-feira, 16/10, a operação “Calçada Livre” com o objetivo de coibir infrações relacionadas ao trânsito de veículos nas calçadas. A ação teve como foco principal um trecho da avenida Cosme Ferreira, localizada na zona Leste da cidade.

“Esta iniciativa é fundamental para reforçar o compromisso da Prefeitura em garantir a segurança de todos. Muitos motociclistas têm utilizado a calçada como atalho, e essa prática precisa ser coibida, porque, além de ser infração, os motoristas colocam principalmente a vida dos pedestres em risco. Queremos conscientizar os motoristas e garantir que as regras sejam cumpridas”, garantiu o diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari.

Durante a fiscalização realizada pelos agentes no local, 13 motoristas foram autuados por infrações. Muitos utilizam esse trecho da via que fica em frente a uma concessionária de veículos, como um atalho, buscando evitar congestionamentos e, assim, avançar mais rapidamente na pista, mesmo que isso signifique usar o passeio indevidamente.

De acordo com dados do IMMU, em 2022, aproximadamente 974 veículos foram autuados por transitar indevidamente na calçada. Neste ano, esse número saltou para 4.574, dos quais 3.174 correspondem a autuações de motociclistas que cometeram tal infração.

“Os números recentes são alarmantes e revelam um crescente, uma total falta de respeito com os pedestres. Isso nos indica que precisamos intensificar nossas ações educativas e fiscalizatórias. Nossa missão é garantir a segurança de todos nas vias e não permitir que práticas perigosas como essa se tornem comuns”, finalizou Ventilari.

Conforme o artigo 193 do Código de Trânsito, a infração tem um custo de R$ 293,47 e é categorizada como gravíssima. Motoristas que cometem tal infração podem perder sete pontos em sua carteira de habilitação. Além disso, a penalidade é uma multa triplicada, totalizando R$ 880,41.

A iniciativa da Prefeitura de Manaus visa garantir maior segurança nas vias e conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar as regras de trânsito, promovendo assim uma mobilidade urbana mais segura e organizada para todos.