Iluminação a LED avança com 400 novos pontos instalados em várias zonas da capital

© Lucas Silva/Semcom

Desde o lançamento do Plano de Obras de Verão, que prevê melhorias na infraestrutura dos bairros de Manaus, entre recuperação viária, limpeza e iluminação pública, já foram realizadas mais de 400 substituições de luminárias de vapor metálico por LED. As ações alcançaram os bairros Monte das Oliveiras, na zona Norte, Grande Vitória, zona Leste, e Cachoeirinha, zona Sul. Esta semana, as equipes da concessionária Manausluz estão atuando no bairro Alvorada e no conjunto habitacional Viver Melhor 3.

“Manaus conta com mais de 46 mil pontos de LED instalados. A Colônia Antônio Aleixo, por exemplo, já possui 100% de suas luminárias em tecnologia mais barata e mais eficiente”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto. “O avanço do LED é motivo de muito orgulho, porque colabora com a segurança dos moradores com ruas mais iluminadas, promove economia aos cofres públicos e dá a Manaus a cara de modernidade que ela merece”, finalizou.

A Unidade Gestora de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), órgão ligado à Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), está fiscalizando os trabalhos realizados pela Manausluz. Segundo a secretária Kuka Chaves, paralelo aos trabalhos do Plano de Verão, equipes já substituíram mais de 60 pontos em LED no bairro da Paz, no Conjunto Santos Dumont, e na Cidade Nova.

“Estamos trabalhando em conjunto com a secretaria municipal de Infraestrutura para que os benefícios do Plano de Obras de Verão cheguem, simultaneamente, aos moradores de Manaus. As equipes estão trabalhando diariamente para atender a determinação do prefeito Arthur Neto, que é expandir o parque elétrico da cidade”, ressaltou a secretária da Semppe.

Atualmente, Manaus possui mais de 127 mil pontos de iluminação pública, das quais mais de 46 mil são luminárias em LED instaladas, representando 36,36 % da rede de iluminação pública da cidade. Dos 66 bairros de Manaus, 64 já receberam melhorias no sistema de iluminação pública, com a instalação de lâmpadas LED em ruas, praças e academias ao ar livre.