Idam mecaniza mais de 800 hectares de áreas no interior do AM

(Divulgação)

Aliar a conservação ambiental com o desenvolvimento das atividades rurais está entre os benefícios da mecanização agrícola coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). Em 2021, o Idam mecanizou mais de 800 hectares por meio do programa de mecanização agrícola familiar, que beneficiou mais de 260 agricultores familiares do interior do Amazonas.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, no Amazonas, 98% dos agricultores cadastrados, assistidos e atendidos pelo Idam possuem um perfil socioeconômico de agricultura familiar de baixa capitalização, e a presença do poder público vem para fortalecer e apoiar o produtor na adoção de tecnologias, no aumento da produtividade e na inovação da produção.

“O Idam vem atuando com 10 patrulhas mecanizadas e já estamos alugando mais 10. O objetivo é mecanizar mais de 3 mil hectares de terras até 2022 sem que sejam desmatadas outras áreas, contribuindo assim, para a diminuição do desmatamento e aumento da produtividade”, enfatizou Valdenor.

Para o produtor Mozart Gomes, de 56 anos, do ramal Morada do Sol, km 26, em Iranduba, a mecanização trouxe maior produtividade para sua atividade. Mozart trabalha com a agricultura familiar em uma área de 3 hectares, e cultiva hortaliças em geral, macaxeira e mamão.

 ’’O Idam fez um excelente trabalho nesse programa pois ajudou não somente eu, mas também outros produtores que não teriam condições de adquirir uma patrulha própria”, disse.

Até o momento, o programa já atendeu agricultores dos municípios de Parintins, Apuí, Presidente Figueiredo, Iranduba, Nova Olinda do Norte, Borba e Manacapuru, que trabalham com as atividades da agricultura familiar, a exemplo da pecuária, cultivo de pastagem, hortaliças, fruticultura, mandioca macaxeira e açaí. O trabalho de mecanização não requer desmatamento uma vez que atua em áreas já utilizadas pela agricultura familiar.

Capacitações- Neste ano, ainda foram intensificadas as capacitações em mecanização agrícola no interior do estado. O objetivo é oferecer o acesso à tecnologia, uma agricultura moderna e mecanizada, que irá resultar no aumento da produtividade, oportunidades na zona rural e melhoria na qualidade de vida das famílias rurais.

 As capacitações atenderam mais de 3.400 produtores dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Manicoré, Uarini, Novo Airão, Itacoatiara, Autazes, Nova Olinda do Norte, Manacapuru, Careiro Castanho e Manaquiri.

*Com informações da assessoria