‘Hora do Mamaço’ alerta sobre importância da amamentação

Reforçando a importância do aleitamento materno, principalmente, nos primeiros meses de vida, a Prefeitura de Manaus realizou na tarde de sábado, 3/8, a “Hora do Mamaço”, no Parque Cidade da Criança, bairro Aleixo, zona Centro-Sul. O evento tem a parceria de instituições públicas e organizações da sociedade civil e é parte do Agosto Dourado, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“É mais uma ação determinada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que incentiva as mães para que amamentem seus filhos de forma saudável desde os primeiros meses de vida. Estamos em uma programação especial em nossas Unidades Básicas de Saúde da Semsa. Temos 20 unidades certificadas pelo Ministério da Saúde no programa “Amamenta Brasil”. Então, é mais uma ação do ‘Agosto Dourado’, que tem hoje a ‘Hora do Mamaço’, mas também tem outras programações para ressaltar que a amamentação traz resultados incalculáveis para o futuro dessas crianças e, consequentemente, no futuro do país”, declarou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Nesta edição, o “Agosto Dourado” tem o tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação”. Com base em experiências e métodos científicos, ficou comprovada a importância do envolvimento dos familiares próximos, e não apenas a mãe, para que seja assegurado o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e, de forma complementar, até os dois anos de idade.

“Todas as mães, sejam elas que tenham tido mais de um ou dois anos de amamentação, ou que tenham tido um tempo breve de aleitamento, são bem-vindas, pois cada mãe tem sua história e o seu percurso de amamentação. E todo percurso é válido, é legitimo. Aqui, temos um espaço de troca de experiência, de aceitação, de conversa sobre isso”, contou a coordenadora da “Hora do Mamaço”, Fernanda Calegare.

Até o final do mês, os Distritos de Saúde, escolas e creches municipais receberão atividades de educação e saúde, além de rodas de conversa e ações culturais e recreativas alusivas à campanha “Agosto Dourado”, instituída no calendário oficial do município pela Lei 1.925, de 13 de novembro de 2014.

“Tem muitas mulheres, muitas mães, que não sabem da importância da amamentação fora da mamadeira, que ajuda muito a adquirir anticorpos. É importante para a criança crescer saudável. Achei legal um evento como esse para influenciar outras mães a participar da programação”, relatou a dona de casa Greicy da Silva, enquanto amamentava a pequena Ize, de apenas três meses de vida.

Como parte das estratégias para reduzir a mortalidade infantil, a prefeitura realizou na última sexta-feira, 2/8, a abertura da 4ª Semana do Bebê Manauara, evento que também busca reforçar que o melhor alimento para criança é o leite materno. O evento, também coordenado pela Semsa, destacou o tema “Primeira infância: agora e no futuro”.