Homem é preso após circular com avô morto em cadeira de rodas no Centro de Manaus

O acusado usava o avô para pedir dinheiro na Avenida Eduardo Ribeiro

MANAUS, AM — Na tarde deste sábado (7), agentes da Polícia Civil e do Samu encontraram, no Centro de Manaus, um homem de 42 anos, identificado como Rômulo Alves da Costa, empurrando o corpo de seu avô, José Pequenino da Costa, de 77 anos, em uma cadeira de rodas. O idoso já estava sem vida no momento da abordagem.

Testemunhas denunciaram que o homem parecia usar o familiar morto para pedir dinheiro na Avenida Eduardo Ribeiro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou o óbito no local, após identificar sinais de rigidez cadavérica.

Versão do suspeito

Segundo as autoridades, Rômulo alegou que estava levando o avô ao Centro para tentar conseguir um empréstimo bancário, afirmando que ambos enfrentavam dificuldades financeiras. Ele afirmou que pretendia pagar contas e comprar mantimentos.

Investigação em curso

A perícia inicial indica que o idoso já estava morto há algumas horas antes de ser encontrado. A causa da morte ainda será confirmada após necropsia no Instituto Médico Legal (IML).

Rômulo foi conduzido à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), onde está sendo ouvido. A Polícia Civil investiga os possíveis crimes: vilipêndio de cadáver, tentativa de estelionato ou abandono e queda sob suspeita é morte por negligência :contentReference[oaicite:4]{index=4}.

Contexto familiar e estado de saúde do idoso

José padecia de várias condições de saúde graves, incluindo hipertensão, diabetes e uso de bolsa colostômica. Segundo familiares, ele já não era visto pelo neto desde novembro, quando começaram os cuidados, e convivia com ele, que tem histórico de uso de drogas e antecedentes criminais :contentReference[oaicite:5]{index=5}.